Os bastidores da aproximação de Marden e Fábio Novo
Ainda não tem nada fechado, mas vão muito bem as conversas do deputado Marden Menezes (Progressistas) com o grupo do pré-candidato a prefeito de Teresina Fábio Novo (PT). A coluna é adepta do método socrático de apuração, ou seja, fazer perguntas e mais perguntas e deixar a conclusão com o leitor. Por exemplo: Como fica a prefeita de Piripiri, Jove Oliveira, ferrenha adversária de Marden, onde disputam o mesmo colégio eleitoral? Resposta de um petista graduado: “Estamos na eleição de Teresina. Jove, é outra história, ela não vai brigar por um negócio desses”. Então tá bom...
______________________________________
Se o problema for espaço...
“Rafael (Fonteles) tem aquela promessa de não aceitar adversários políticos, mas tem um cálculo que é o de Teresina, onde ele perdeu para o Sílvio (Mendes) em 2022 por 20 mil votos. Esses votos são para ganhar bem no primeiro turno. Com Marden, avança mais”, relatou um cardeal petista à coluna. Beleza, e qual espaço Marden Menezes teria? “Num Governo, espaço não falta”. Ok, ok. A secretaria de Turismo, com a saída de Pablo Santos para disputar a prefeitura de Picos em 2024 é uma boa saída? “Quem sabe...”, disse a fonte, e encerrou a conversa.
_______________________________________
Gato escaldado
Jornalismo raiz tem que ouvir os dois lados, é ou não é? Uma fonte do andar de cima do Progressistas, foi perguntada pela coluna sobre esse barulho envolvendo Marden Menezes e Fábio Novo e respondeu assim: “Acho difícil, mas não duvido mais de nada!”.
_______________________________________
Aquele fatídico dia
No último feriado do Dia do Piauí, houve uma reunião com cerca de 20 pessoas em Teresina: membros do Progressistas, União Brasil e PDSB. Estavam presentes os presidentes dos três partidos, deputados federais e estaduais. Nessa reunião ficou acordado que com a saída da Bárbara do Firmino da oposição, seriam mantidas as duas pré-candidaturas: Sílvio Mendes e Luciano Nunes e que até novembro seria divulgado o nome do pré-candidato indicado da oposição. É o que dizem fontes que estiveram na tal reunião.
_______________________________________
E o acordo?
Conversas no final de semana mantiveram o acordo do feriado, ratificado na segunda-feira por Ciro Nogueira. Os tucanos reclamam do seguinte: houve quebra de acordo, eles alegam, quando Sílvio Mendes admitiu ser o candidato do grupo. O problema não foi resolvido e nem tem previsão, já que os membros que tomam as decisões no PSDB mandaram avisar que dobram a aposta, mantendo Luciano Nunes pré-candidato. Vai longe essa história...
_______________________________________
Ilustre leitor
Ruivo, acorda todo dia às 5h da manhã para pedalar por Teresina (passando muito protetor solar, pressupõe a colunista) e volta a tempo de deixar os dois meninos na escola. Quando não pedala, puxa um treino na academia antes de bater o ponto às 8h na Câmara de Teresina. É ele, o presidente da Comissão de Legislação da Câmara de Teresina, o futuro petista Venâncio Cardoso. Precisa ter energia mesmo para aguentar o rojão de ser o articulador do governador Rafael Fonteles e Fábio Novo na CMT, e encarar mais duas missões: cotado para presidir a Câmara de Teresina após a provável reeleição de Enzo Samuel, e para ser candidato a deputado estadual em 2026, no legado da mãe, Flora Isabel. Ah, é leitor fiel da coluna, e prova!
_______________________________________
Se conselho fosse bom
“Inimigo” vem do latim “inimicus”, ou seja, “não amigo”. Sem paranoia, jamais deponha suas armas, nem para os que você considera amigos. Você está cercado de pessoas que sabem esconder as hostilidades, inclusive com bajulação. A concordância das pessoas com você, especialmente se você for o chefe, não quer dizer sinceridade. Não tem como você ter um bom relacionamento com a vilania, pois esse tipo de gente não sabe o que é integridade.
_______________________________________
Cifrada dos Ecos
Há alguns dias, três super-fortes gestores e um suplente de deputado federal conversavam a plenos pulmões numa sala à portas fechadas em um órgão público. O espaço, no entanto, não era à prova de barulho. Informante presente do lado de fora entendeu, decifrando os ecos dos berros, que a preocupação latente é com o controle do que entra e do que sai. Sinal amarelo. Apertar o cinto!
_______________________________________
Foto do dia
Quem esteve essa semana em Brasília foi o vereador Leonardo Eulálio (PL). O registro que foi para a rede social foi esse, com o senador Marcelo Castro, mas Leonardo teve outro encontro importante: com o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto. O Palácio da Cidade tem os seguintes partidos para montar chapa: PRTB, Democracia Cristã e Avante, considerando ainda situação incerta com o Republicanos. Uma chapa para acomodar secretários e vereadores no PL, seria a ideal. O partido é robusto e tem recursos. A coluna apurou que a direção nacional vê com bons olhos o apoio a Dr.Pessoa, mas acha melhor segurar para ver quem vão ser mesmo os candidatos a prefeito de Teresina. Água turva, marinheiro cauteloso!
_______________________________________
A frase para pensar
“A natureza decidiu que o que não pode se defender sozinho, não será defendido”, Ralph Waldo Emerson, filósofo e poeta norte-americano, 1803-1882.