EVELYN HOCKSTEIN/REUTERS 29/10/2023
O Hamas relatou, neste domingo (29), "intensos combates" com as tropas israelenses que realizam incursões terrestres no norte da Faixa de Gaza desde sexta-feira (27). Israel também confirmou que enviou tanques para dentro do território.
"Nossos combatentes estão atualmente travando batalhas intensas com metralhadoras e armas antitanque contra as forças de ocupação inimigas no noroeste de Gaza", disseram em comunicado as Brigadas Ezzedin al-Qassam, o braço armado do movimento islamita no poder nesse território palestino.
As Brigadas asseguraram, em um comunicado anterior, que seus soldados haviam atacado dois tanques israelenses, que ficaram cobertos por chamas.
O Exército israelense não confirmou nem negou tal afirmação, mas durante o dia divulgou imagens que mostram seus tanques em Gaza. As FDI (Forças de Defesa de Israel) também disseram que seus caças atingiram centenas de outros alvos do Hamas neste domingo.
O Exército informou que "matou e feriu vários terroristas quando saíam de um túnel" perto da passagem fronteiriça de Erez. Pela manhã, disse que havia aumentado seus efetivos no enclave
Ataques por terra marcam nova fase da guerra contra o Hamas, veja as fotos mais marcantes do conflito