Cerca de quatro milhões de estudantes de todo o Brasil devem fazer, neste domingo (12.nov), a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com duração de cinco horas, a prova terá 90 questões de matemática, física, química e biologia. E aí, está preparado?
Confira tudo o que você precisa saber sobre o exame nos tópicos a seguir. Fique informado e boa prova!
Fique por dentro dos horários (de Brasília)
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas: 18h30
O que vai cair na prova?
Serão 90 questões de matemática, física, química e biologia.
O que preciso levar?
Documento de identificação válido, físico ou digital.
Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
É aconselhável levar Cartão de Confirmação de Inscrição
Caso você precise comprovar presença no exame, deverá emitir a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante. Vale lembrar que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (inep), responsável pelo Enem, não fornece comprovante após a aplicação da prova.
O que não posso levar?
Sabia que 4.293 inscritos foram eliminados no primeiro dia do Enem 2023? Um dos principais motivos é a utilização de objetivos proibidos durante a aplicação do exame. Por isso, fique ligado.
É proibido levar garrafas térmicas com termômetro de temperatura.
Eletrônicos devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes da entrada na sala. Mantenha o envelope debaixo da cadeira durante a permanência no local.
Outros objetos também devem ser mantidos no envelope. Quer exemplos? Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras, gorros, canetas de material não transparente, itens de papelaria, relógio, celulares, smartphones, tablets e protetores auriculares. Quaisquer outros materiais considerados "estranhos" devem ser guardados.
Posso levar lanchinho?
Sim, pode! Lanche e água são permitidos no local de prova. Mas saiba que esses itens terão de passar por vistoria pelo chefe da sala.
Perdi a prova. E agora?
Quem não foi ao primeiro dia da prova, em 5 de novembro, pode ir ao segundo. Porém, só tem direito à reaplicação quem faltou por motivo enquadrado no edital.
Quem deixou de ir ao exame por problemas logísticos, doenças infectocontagiosas ou foi alocado em local de prova com distância superior a 30 km da residência informada na inscrição pode pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro.
O prazo para solicitar a reaplicação vai de 13 a 17 de novembro.
Quando sai o gabarito?
Segundo o Inep, será divulgado até 24 de novembro.
E quando terei acesso às notas?
A data prevista pelo Inep para divulgação oficial das notas é 16 de janeiro de 2024.
Fonte: Sbt News