Estudante de escola pública e do interior do Piauí, Lorrany Soares Ribeiro, de 16 anos, conseguiu vencer mais de 6 mil estudantes de 18 países e conquistou uma vaga em um intercâmbio que irá fazer em julho deste ano no programa AFS Global STEM, na cidade de Houston, nos Estados Unidos. O programa de intercâmbio oferece 150 vagas que são distribuídas para vários países, e apenas 10 brasileiros foram escolhidos para essa oportunidade. A estudante disse que durante sua participação no programa espera criar um projeto de impacto social.
Na cidade de Anísio de Abreu, a 576 km de Teresina, Lorrany estuda no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Letícia Macêdo. Ela está no 3º ano, e afirmou que apesar de muitas dúvidas e incertezas, pretende estudar na área de STEM, que engloba as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
Com o sonho de fazer um intercâmbio, ela decidiu procurar por programas em que pudesse se candidatar. Uma amiga indicou o programa “AFS Global STEM Academies”, que oferece um intercâmbio educacional com todas as despesas pagas na cidade de Houston, no estado do Texas, nos Estados Unidos.
“Uma colega minha que conheci no programa Jovem Senador do ano passado compartilhou essa oportunidade comigo, e decidi me inscrever. Quando tomei essa decisão, foi uma loucura, pois faltava apenas uma semana para o fim das inscrições. O processo foi dividido em duas etapas: na primeira, eu enviava redações pessoais, descrevia meus extracurriculares e respondia a três perguntas sobre sustentabilidade, diversidade e o porquê daquela oportunidade ser importante para mim. Além disso, tive que enviar documentos como certificados de saúde, carta de recomendação, histórico escolar e autorização dos pais”, disse a estudante ao Cidadeverde.com.
Foto: Ascom/Seduc