Na última terça-feira (9), a Pró-Reitoria de Administração (PRAD), em parceria com o Curso de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), realizaram a terceira roda de conversas do Programa Saúde Mental do Trabalhador, desta vez, no Auditório do Centro de Ciências da Saúde – Facime. Debatendo a temática “Movimento e Trabalho“, os discentes apresentaram para os servidores a importância de manter os cuidados com a saúde para além do espaço de trabalho.
Desde o primeiro encontro, os estudantes da área da saúde têm proporcionado aos servidores da Uespi oportunidades para discussão de temas focados na relação Saúde mental e Trabalho, como também atendimento psicológico individual on-line àqueles que necessitam e querem ser acolhidos.
Segundo a professora Liliane Leite Moreira, coordenadora da ação, os diálogos são essenciais para falar sobre os inúmeros benefícios dos cuidados com a saúde no trabalho e sobrea a importância das atividades físicas nas organizações. Ela ressalta que a iniciativa é indispensável para aprimorar a saúde física e mental dos colaboradores. “É muito positivo saber que a Uespi está investindo em iniciativas contínuas para promover a saúde mental no ambiente de trabalho. Acredito que esse tipo de programa pode fazer uma grande diferença na qualidade de vida e no desempenho dos colaboradores”, comenta.
Já a docente Larissa Santos destacou que a preocupação com a saúde dos servidores é central, por reconhecer que o estresse e a falta de exercícios têm impactos significativos no dia a dia deles. Além disso, comenta que, através da palestra, um dos assuntos abordados é a falta de cuidados com a ergonomia (que estuda a organização do ambiente de trabalho e as interações entre homem, máquinas e equipamentos) e como isso afeta negativamente diversos aspectos que podem levar ao adoecimento, tanto físico quanto mental.
“Nosso principal objetivo é promover a saúde integral de todos os envolvidos. Queremos o bem-estar deles e isso inclui um cuidado atento com sua saúde. Estamos empenhados em fortalecer essa iniciativa e torná-la mais abrangente, pois acreditamos que será extremamente benéfica para alunos, professores e servidores”, destaca.
Participando do projeto pela primeira vez, o servidor Antônio Pereira acredita que a iniciativa prioriza a saúde dos trabalhadores e contribui com cuidados essenciais para se manter uma vida mais saudável. “A palestra foi muito esclarecedora. Vimos a importância de manter os cuidados com a postura, os benefícios de se exercitar antes de cada atividade e diferentes formas de manter uma rotina mais saudável. Com isso, a Uespi se mostra cada vez mais preocupada com nosso bem-estar, mantendo o ambiente de trabalho mais saudável”, pontua.
A palestra foi transmitida ao vivo no canal da Uespi, no YouTube, para servidores e alunos de outros Campi. Assista.