Nem a chuva, nem a criminalidade estão dando trégua no Rio Grande do Sul, estado duramente atingido por chuvas e inundações sem precedentes há pelo menos uma semana. Diante do cenário caótico, sete pessoas foram presas suspeitas de assaltar voluntários em trabalhos de resgate a ilhados.
Os bandidos, denominados “piratas” pela Brigada Militar, se posicionam na água ou em locais próximos. Durante a ação criminosa, fingem pedir socorro e, com a aproximação dos voluntários, atacam e levam barcos, motos aquáticas e equipamentos de resgate.
Em um supermercado, próximo da arena do Grêmio, mercadorias foram vistas jogadas no chão dos corredores, com prateleiras vazias. A polícia chegou ao local após a denúncia de vários saques e dois foram presos. A própria arena do tricolor gaúcho foi alvo de saqueadores.
O policiamento foi reforçado na região, sobretudo em estabelecimentos que vendem alimentos. A população está enfrentando dificuldades de abastecimento, com falta de comida, frutas e água potável.