PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Wellington Dias e Rafael ligam para Lula e confirmam aliança global contra à fome e pobreza
Geral
Publicado em 24/05/2024

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

 

 

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias e o governador Rafael Fonteles (PT) ligaram nesta sexta-feira (24) para o presidente Lula e anunciaram que os países do G20 vão fechar o acordo global de combate à fome e a pobreza no mundo. 

Wellington Dias informou que por unanimidade os termos da aliança foram aprovados, espécie de compromissos, nas 20 maiores economias do planeta reunidas na capital piauiense. 

“A força-tarefa, que reuniu mais de 50 delegações em Teresina, conseguiu alcançar a convergência total nos termos de referência no quadro de governação da aliança global contra a fome e a pobreza. Também conseguimos a convergência total em um modelo de aliança global para as declarações de compromissos. São dois importantes documentos que fazem parte de todo esse esforço desde a Índia”, disse Wellington Dias. 

Ele informou que o texto final da declaração dos países do G20 contra a desigualdade alimentar e nutricional está quase pronta e será disponibilizada em plataforma online para as delegações. 

“Ficou para uma próxima etapa apenas os quatro parágrafos sobre o pilar financeiro na declaração da aliança global que serão formuladas com base também nas contribuições recebidas em Teresina, mas esse eixo, o ministro Fernando Haddad é que coordena com as áreas de economia, fazenda dos países que compõe o G20”, disse Dias. 

Segundo ele, ficou em aberto apenas a questão do financiamento que será definido em julho em reunião com os ministros de Fazenda no Rio de Janeiro.

Em Teresina, países do G20 assinaram proposta de acordo de combate à fome e a pobreza no mundo até 2030.

Mais de 50 delegações estiveram reunidas nos três dias na capital piauiense,  no Centro de Convenções de Teresina, definido termos de como ocorrerá a ajuda financeira dos países ricos no combate à desigualdade alimentar e nutricional. Nas discussões foram apresentados projetos exitosos no Brasil e no Piauí de combate as desigualdades sociais.

Ontem, as delegações ficaram até tarde da noite fechando os termos do compromisso que será fechado em Teresina. Segundo a ONU mais de 750 milhões de pessoas passam fome no mundo.

O ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias informou que a proposta que saiu de Teresina será dividida em julho entre os ministros de estado dos países e em novembro, no Rio de Janeiro, com a cúpula dos chefes de estado.

 

Aguarde mais informações

Comentários