Paralisado devido as enchentes do RS, o campeonato brasileiro irá recomeçar; Grêmio, Inter e Juventude entram em campo ainda neste sábado
Neste sábado, o Campeonato Brasileiro irá retomar com os jogos da sétima rodada. O Brasileirão tinha sido paralisado devido as enchentes no Rio Grande do Sul, que acabou prejudicando os times gaúchos e causando danos aos seus estádios. Serão cinco partidas no total neste fim de semana, incluindo os jogos de Grêmio, Internacional e Juventude.
A paralisação dos times gaúchos no campeonato ocorreu na quinta rodada e, como seus jogos foram adiados pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o time não entrou em campo desde então. De acordo com a decisão tomada pelos clubes no Conselho Técnico da CBF, as partidas serão recuperadas nas datas Fifa.
Os prejuízos dos times gaúchos
Os três times gaúchos presentes no campeonato sofreram danos, mas Grêmio e Internacional enfrentam situação pior. As equipes terão que jogar as suas partidas de mando em outros estádios e cidades, já que os seus Centros de Treinamento e respectivos estádios foram atingidos pelos alagamentos em Porto Alegre, e ainda não estão prontos pra receber as partidas.
O primeiro time a sofrer essa consequência, e terá que jogar longe da Arena, será o Grêmio. Neste sábado, será mandante no estádio Couto Pereira, do Curitiba, contra o Bragantino. O estádio também foi escolhido para outros jogos remarcados pelo time na Libertadores.
Situação atual do estádio do Grêmio (Foto: reprodução/ Ramiro Sanchez/Getty Images Embed)
O Internacional irá jogar como visitante na Arena Pantanal, contra o Cuiabá. O Colorado já entrou em campo na última terça-feira (28) pela Copa Sul-Americana na Arena Barueri, em São Paulo, dado que estão impossibilitados de usar o Beira-Rio. O time gaúcho perdeu para o Belgrano por 2X1. Valendo a oitava rodada, enfrentará o São Paulo como mandante no Heriberto Hülse, casa do Criciúma.
Como o Juventude não teve seu estádio afetado pelas enchentes, poderá mandar suas partidas no Alfredo Jaconi. O time irá retornar a competição como visitante contra o Fluminense, no Maracanã. Ainda no estádio Alfredo Jaconi, a dupla Gre-Nal poderá usar a estrutura durante o mês de junho. No dia 8, o Internacional irá receber o Delfín pela Copa Sul-Americana; enquanto dia 16, o Grêmio recebe o Botafogo pelo Brasileirão.
Jogos da 7ª rodada - Brasileirão
- 16h - Vitória x Atlético-GO (Barradão, Salvador)
- 16h - Grêmio x Bragantino (Couto Pereira, Curitiba)
- 18h30 - Cuiabá x Internacional (Arena Pantanal, Cuiabá)
- 18h30 - Fluminense x Juventude (Maracanã, Rio de Janeiro)
- 21h - Corinthians x Botafogo (Neo Química Arena, São Paulo)
- 16h - Criciúma x Palmeiras (Heriberto Hülse, Criciúma)
- 16h - Atlético-MG x Bahia (Arena MRV, Belo Horizonte)
- 16h- Vasco x Flamengo (Maracanã, Rio de Janeiro)
- 18h30 - Fortaleza x Athletico-PR (Presidente Vargas, Fortaleza)
- 18h30 - São Paulo x Cruzeiro (Morumbis, São Paulo)
A esperança prevalece
Os times possuem previsões otimistas para voltarem a jogar em suas casas. O Inter estimulou um prazo de 2 a 3 meses para voltar a utilizar o Beira-Rio, enquanto o Grêmio considera não atuar na Arena em 2024.
Foto destaque: Troféu do Brasileirão 2023 (Reprodução/João Guilherme Arenazio/Getty Images Embed)