Foto: Freepik
A doença de alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração na capacidade intelectual e emocional, além de problemas na memória, o que termina por comprometer progressivamente as atividades cotidianas da vida.
Na última segunda-feira (10), um grupo de consultores da FDA, a Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos, votou por unanimidade a favor dos dados de eficácia do donanemab, um medicamento que retardou a progressão do Alzheimer em 60% para pacientes nos estágios iniciais da doença.
O comitê também afirmou que os benefícios do medicamento superam os possíveis riscos para pacientes nesses estágios iniciais.
A causa do alzheimer ainda é desconhecida, mas estudos apontam para falha genética. A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência em pessoas de mais idade, sendo responsável por mais da metade dos casos de demência nessa população, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
A perda de memória recente é o primeiro sintoma e o mais característico. Com a evolução da doença, surgem sintomas mais graves como a perda de memória de fatos mais antigos, irritabilidade frequente, falhas na linguagem, prejuízo na capacidade de se orientar no espaço e no tempo.
A doença de alzheimer ainda não possui uma forma de prevenção específica, porém a comunidade médica mundial orienta uma rotina de atividades intelectuais como a leitura, jogos de tabuleiro, jogos da memória, palavras-cruzadas e charadas, assim como é importante também manter uma vida social ativa, realizar atividades em grupo, evitar fumar, reduzir consumo de bebida alcoólica e fazer atividades físicas regularmente.
Da Redação
redacao@cidadeverde.com