Esse crime acontece através da engenharia social, que se aproveita da fragilidade das pessoas. Crianças, adolescentes e até mesmo adultos começam um relacionamento e compartilham fotos íntimas ou armazenam essas imagens em seus celulares, na nuvem ou redes sociais, mesmo que depois apaguem. Os criminosos se aproveitam dessa vulnerabilidade e, ao conseguir a foto, iniciam a chantagem," explicou Raimundo Neto.
Quando as vítimas são menores, o perito ressalta que o medo de contar para os pais ou responsáveis agrava a situação. "Nessa chantagem, devido ao momento frágil, as vítimas têm medo de contar para os pais ou alguém próximo e acabam se envolvendo mais na situação, aumentando o problema. Hoje, os hackers também buscam ganhar dinheiro com isso," disse ele.
Raimundo Neto destacou ainda os perigos da Inteligência Artificial, que podem contribuir para a criação de imagens falsas das vítimas. "Você só precisa de uma foto de rosto e a inteligência artificial cria uma imagem completa da pessoa. Então, no momento de nervosismo, você pode cair nessa situação. Por isso, é muito importante que os pais conversem melhor com os filhos," pontuou.
Foto: Freepik
Para evitar que crianças e adolescentes caiam nesse tipo de golpe, o especialista em cibersegurança explicou a importância dos pais ou responsáveis conversarem com os filhos e explicarem o problema, além de ampará-los caso sejam vítimas. "Antes de tudo, os pais precisam ter uma postura de diálogo, mostrar o problema e também dizer que, se algo acontecer, estarão ali para amparar, porque a primeira coisa que acontece é a fragilidade," acrescentou.
E para dificultar a invasão de hackers em dispositivos ou contas pessoais, o perito reforçou a importância de criar senhas fortes e habilitar ferramentas de segurança.
"É muito importante tomar cuidado com as nossas senhas, evitar deixá-las no celular, pois ele pode ser perdido ou roubado, dando acesso aos criminosos. É crucial ter senhas seguras e evitar armazenar fotos íntimas na nuvem, ou, se armazenar, tomar cuidado com a segurança da nuvem e das senhas. Muitas vezes, e-mails vazam sem nosso conhecimento, e não usamos antivírus no celular, facilitando a vida dos hackers," complementou.
Além disso, um aplicativo também pode ajudar na criação de uma palavra forte e guardar de forma segura outras senhas do usuário.
"Existe um aplicativo chamado Cofre de Senha. Esse Cofre de Senha é gratuito, e nele você pode pedir para gerar senhas para tudo o que precisar. Assim, você só precisa decorar a senha do cofre e, a partir disso, terá uma segurança maior", finalizou.