Foto: Reprodução)
Decisão ocorreu em Sussuapara e contou com a presença do presidente da APPM e outros prefeitos
A tarde deste sábado (06), foi marcada pela grande final da Supercopa APPM de Futebol Amador do território do Vale do Guaribas, realizada no Estádio Municipal Valdin Elpidio, no município de Sussuapara.
A disputa entre as seleções de Inhuma e Francisco Santos atraiu um grande público e diversas autoridades, entre elas o coordenador estadual da competição, Manelão, o coordenador do Vale do Guaribas, Edson Carlos, o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de Caridade, os prefeitos Naerton Moura (Sussuapara), Edson Carvalho (Francisco Santos), Elbert Holanda (Inhuma), Admaelton Bezerra (São José do Piauí), a secretária de Esporte de Francisco Santos, Edmary Lima, o secretário Esportes de Inhuma, Odilon Martins e o de Sussuapara, Chico Adão, além de parlamentares e a população em geral.
O Presidente da APPM, Toninho de Caridade, destacou a importância da Supercopa para o fortalecimento do futebol amador no Piauí.
“A Supercopa APPM tem como objetivo fortalecer o futebol amador no estado do Piauí. Contamos com o apoio do governador Rafael Fonteles, que abraçou essa causa junto com a APPM, e estamos desenvolvendo a Supercopa pelo segundo ano consecutivo. Vale destacar que esta é a maior copa de futebol amador do Brasil. Esse evento não só fortalece as economias locais, como também oferece aos jovens a oportunidade de mostrar seu talento, podendo, quem sabe, avançar do futebol amador para o profissional. Para nós, é extremamente gratificante estar à frente dessa Supercopa. Sou um entusiasta do esporte e, quando era presidente da Associação Regional, criei a Copa Anvi, trazendo essa experiência agora para todo o estado”, afirmou.
O prefeito de Sussuapara, Naerton Moura, expressou sua honra em receber a final da competição.
“É uma honra receber a final da Supercopa em nosso município, com a presença do presidente da APPM, Toninho de Caridade, diversos prefeitos, autoridades e, claro, no nosso estádio para este grande jogo. Costumo dizer que este estádio serve para toda a macrorregião de Picos, e hoje ele está cumprindo essa função ao receber essas seleções. São duas equipes excepcionais, e quem ganha é a cidade e os torcedores, especialmente com a entrada gratuita, permitindo que todos possam apreciar um bom futebol”, pontuou.
Jogo
O evento começou com a entrada das equipes em campo e a entoação do Hino Nacional, seguida pelos cumprimentos entre os jogadores.
O primeiro tempo foi repleto de lances emocionantes e oportunidades de gol. Ambas as equipes demonstraram uma defesa sólida. O Inhuma abriu o placar com uma cobrança de falta de Kaique, logo, Francisco Santos empatou com um gol de cabeça de Trovão após cobrança de escanteio de Sacola. Com o empate, as equipes foram para o intervalo com a promessa de um segundo tempo igualmente disputado.
O segundo tempo foi marcado por muitas faltas e algumas chances de gol, mas nenhuma das equipes conseguiu desempatar. A decisão foi para os pênaltis, onde a seleção de Francisco Santos levou a melhor, vencendo por 5 a 3 e consagrando-se campeã do território Vale do Guaribas.
Próxima fase
De acordo com o Coordenador da competição no Vale do Guaribas, Edson Carlos, a equipe campeã jogará contra o vice-campeão da Copa ANVI, território Vale do Itaim, e o vice-campeão do Vale do Guaribas enfrentará o campeão do outro território no próximo final de semana. As premiações para esses jogos serão de R$ 100.000,00 e R$ 50.000,00, respectivamente.
Texto: Cidades na Net
Fotos: Gelimar Moura