PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Se comer pão, não dirija: consumo de 2 fatias pode positivar no bafômetro
Geral
Publicado em 18/07/2024

Algumas das marcas de pães mais consumidas no Brasil têm teores elevados de álcool, afirma teste

 

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO)mostrou que o consumo de duas fatias de pão de forma pode dar resultado positivo no teste do etilômetro, que afere se os condutores estão ou não alcoolizados.

No vídeo, é possível ver que a blogueira alimentou-se com o produto de uma marca. Em seguida, ela é submetida ao teste de alcoolemia, que indica a ingestão de 0,12 miligramas de álcool por litro de ar. No teste do etilômetro, o limite para que o condutor não seja multado é de 0,04 mg.

Conforme explicado pelo órgão, o álcool é uma substância comum em alimentos e medicamentos. Ele pode ser adicionado ou oriundo da fermentação natural. Porém, a quantidade é insignificante, e, ao refazer o teste após três minutos, não aparece mais no bafômetro.

O vídeo do Detran-GO foi feito após a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) divulgar um teste sobre a quantidade de álcool na composição dos pães de forma.

Segundo a Proteste, algumas das marcas do gênero mais consumidas no Brasil têm teores elevados de álcool. Somente os produtos Pullman e Plus Vita foram aprovados em todas as avaliações.

Em três das fabricantes (Visconti, Bauducco e Wickbold 5 Zeros), o nível foi alto o suficiente para que o consumidor corra risco de ser reprovado no bafômetro caso consuma as fatias logo antes de soprar o etilômetro. Clique aqui e confira o resultado do teste na íntegra.

O Estudo

O estudo analisou dez marcas de pão de forma, incluindo Visconti, Bauducco, Wickbold e outras. Apenas quatro marcas apresentaram teores de etanol abaixo de 0,5%, o limite para não serem classificadas como alcoólicas. Um lote da Visconti, por exemplo, apresentou 3,37% de teor alcoólico, enquanto a Bauducco registrou 1,17%.

As marcas acusadas afirmaram seguir a legislação brasileira e realizar processos rigorosos de qualidade. A PROTESTE dividiu a análise em duas partes, examinando diversos lotes de cada marca para garantir a precisão dos resultados.

 

Para que uma bebida seja considerada como não alcoólica, a legislação brasileira determina que ela deve conter um teor máximo de etanol de 0,5%. O estudo mostra que alguns pães brasileiros deveriam ter um aviso na embalagem: "CONTÉM ÁLCOOL".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Redação Catve.com

Comentários