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Docentes de Sussuapara trabalham transformação pessoal na Jornada Pedagógica; colóquio e seminário apresentam boas práticas e destaques
Piaui
Publicado em 02/08/2024

Docentes do município de Sussuapara iniciaram nesta quinta-feira, 1º de agosto, os preparativos para o segundo semestre letivo. A Jornada Pedagógica 2024.2 aconteceu na Câmara de Vereadores – Plenário José Alves de Sousa. Dois eventos antecederam a jornada. No dia 30 de julho aconteceu o II Colóquio de Literatura Infantil e no dia 31/07 o II Seminário Municipal de Alfabetização.

JORNADA PEDAGÓGICA

Neste ano a jornada trabalhou o tema “O educador do século XXI à luz da transformação pessoal”. O objetivo da jornada é fazer uma reflexão e discutir sobre a postura docente e a necessidade de abertura do mesmo para transformações no processo de ensino e aprendizagem frente ao contexto atual.

O evento foi aberto pela diretora do Departamento Pedagógico, Noette Silva. “Pensaremos juntos as atividades e estratégias metodológicas que possam facilitar e garantir a aprendizagem significativa do aluno, e essas poderão ser adaptadas de modo a atender a realidade de cada turma, e as contribuições e experiencias de vida de cada um são fundamentais”, destacou Noette.

A secretária de Educação, Jesuíta Rocha, em seu pronunciamento cumprimentou todo o público presente. “É uma satisfação hoje darmos continuidade com a jornada pedagógica”, destacou dando boas-vindas e agradecendo pela presença dos profissionais.

Palestra

Terapeuta ocupacional, pós-graduanda em Psicomotricidade e com certificação internacional em integração sensorial, Évila Soares Alves, em sua palestra, trabalhou sobre Educação Especial de crianças portadoras de deficiência intelectual. Ela falou como a terapia ocupacional pode auxiliar dentro da sala de aula e quais os recursos ou adaptações necessárias.

“A educação especial hoje é um tema imprescindível. Ela pode trabalhar o controle postural da criança dentro da sala de aula, como também atividades psicomotoras. Eles [professores] podem trabalhar outras atividades que são mais neurofisiológicas para que possa levar esse aluno a conseguir adquirir aprendizagem e fazer uma generalização daquilo que ele está ouvindo para ele usar em outros locais”, destacou.

Professora da Unidade Escolar São Sebastião (Educação Infantil), Rosiane Moura, destacou que o evento é de grande importância porque a palestra fala do desenvolvimento da educação infantil e como detectar se a criança necessita de algum acompanhamento. “Se a criança precisa de algum acompanhamento ocupacional, é muito importante para o professor estar atento a isso”, destacou.

A Jornada Pedagógica prosseguiu durante todo o dia. Às 12h houve intervalo para almoço e às 13h o momento foi dedicado à saúde física com a Capoterapia conduzida pelo professor Denis Costa.

Os docentes se reuniram em salas para trabalhar o alinhamento, planejamento e acolhimento dos alunos. A sala 1 ficou para os profissionais Josileide, Noette, Millena, Jeomara e Mayra da Educação Infantil. Os professores Mariana, Elsa, Elisete, Erivan e Jailton trabalharam com o Ensino Fundamental I na sala 2. O Ensino Fundamental II e a Educação para Jovens e Adultos (EJA), na sala 3, foram trabalhados pelos professores Eliana, Adriana, Maysa, Vania e Hélio.

Volta às aulas

As aulas do segundo semestre em Sussuapara terão início na próxima segunda-feira, dia 05.

Preparação para o segundo semestre

As atividades de preparação para o último semestre letivo do ano iniciaram ainda nos dias 30 e 31 de julho. No dia 30 aconteceu o II Colóquio de Literatura Infantil que trabalhou o tema “A Literatura infantil e infantojuvenil na perspectiva da Educação para as relações etnico-raciais: diálogos necessários”. No dia 31 foi realizado II Seminário Municipal de Alfabetização do Sussuapara

II Colóquio de Literatura

O Colóquio de Literatura, em sua segunda edição, foi aberto pela aluna Lara Samily de Moura Silva do Ginásio Professor Antônio de Barros Araújo.

O Colóquio literário teve como proposta duas ações imediatas: configurar-se como momento formativo e promover debates e reflexões acerca da necessidade de educar para a igualdade étnico-racial, desconstruindo estigmas, linguagens e práticas preconceituosas e racistas em relação a população negra e indígena.

 

A finalidade do colóquio foi desenvolver um olhar letrado para o texto literário, de modo que os pequenos leitores possam, a partir dos que lêem, estabelecer relações entre imaginário, o real, e analisar o mundo ao seu redor, por meio da leitura de temas relacionados às manifestações sociais, étnico e culturais.. 

O aluno João Pedro do 2º Ano A da Unidade Escolar São Sebastião (Fundamental) da turma da professora Fátima, recitou um poema intitulado Respeito não tem cor.

A sabedoria dos Griôs foi encenada pelo diretor, Antonio Francisco, pela professora do 2º ano Alexsandra e o aluno também do 2º Ano, Felipe.

A apresentação da peça Meninos de todas as cores ficou a cargo das professoras Edileia Leal, Fagna, Janete, Marilene, Ronilsa, Rosário e o coordenador de Educação Especial, José Erivan.

A leitura do Livro Suwe foi encenada pelas professoras do Ciclo de Alfabetização: Maylane, Nildilene, Natalice, Edileia Moura, Francisca Rodrigues e Luciana Luz.

O Colóquio foi prestigiado pela supervisora da Educação Escolar Quilombola da SEDUC-PI, Jeisy dos Santos Holanda, que é liderança do quilombo Custaneira, mestranda em extensão rural pela Univasf, graduada em Administração pela UESPI de Picos, e supervisora da Unidade de Educação Escolar Indígena e Quilombola da SEDUC – UEEIQ.

Além das apresentações literárias, foi servido lanche aos participantes e o professor de Capoterapia, Denis Costa, trabalhou atividades físicas com o público.

II Seminário de Alfabetização de Sussuapara

Com o tema Formação: A chave que transforma a alfabetização o objetivo do evento foi valorizar as formações continuadas do PPAIC identificando-as como uma forma de potencializar, diversificar, atualizar e dinamizar o trabalho de gestores e docentes em favor da aprendizagem dos estudantes, bem como reconhecer as formações continuadas como espaços de promoção das aprendizagens, da inclusão, da diversidade, da equidade e da acessibilidade no âmbito educacional.

A acolhida foi conduzida pelos alunos Maria Isabel Santos Gomes e Ikaro Levy Moura Luz

No seminário foram homenageados os alunos “LEITORES FLUENTES” das turmas do Pré II, 1º e 2º Anos, das escolas municipais do Ensino Fundamental II do 6º ao 9º ano juntamente com suas famílias por todo empenho e dedicação na busca pela alfabetização na idade certa.

Os alunos foram escolhidos com base nos resultados da avaliação de entrada do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), Avaliação Contínua da Aprendizagem – Renalfa, avaliação de fluência leitora e avaliação de leitura PPAIC.

As práticas exitosas foram apresentadas no evento pelos professores da Educação Infantil (PRÉ I e PRÉ II) e pelos professores do Ciclo de Alfabetização (1º e 2º ano).


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