Offline
MENU
COPA DO MUNDO 2026
NA ONDA DO ESPORTE
EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
PM vai poder registar B.O. em São João da Canabrava
Publicado em 14/08/2024 19:44
Polícia

GPM de São João da Canabrava. Foto: Polícia Militar

 

Sistema de integração começou a valer nesta segunda (12), permitindo que boletim de ocorrências seja registrado pela Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

A partir desta segunda-feira (12), o registro do boletim de ocorrências, no Piauí, poderá ser feito em qualquer unidade da força de Segurança, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Piauí.

A novidade faz parte do sistema de integração que começou a ser operacionalizada, possibilitando que as informações registradas em um BO possam ser acessadas e complementadas por todas as forças envolvidas, facilitando a continuidade do processo desde a ocorrência até sua resolução.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, essa é mais uma etapa rumo à modernização e integração das forças de segurança. “Estamos investindo em soluções tecnológicas que prometem transformar o sistema de segurança. A partir de hoje, os policiais contarão com a integração da interoperabilidade PPE-PJe, CAD 3.0 e BO Integrado, o que vai reduzir o tempo de registro e processamento das ocorrências”.

Chico Lucas explicou que anteriormente, os três sistemas (PPE-PJe, CAD 3.0 e BO Integrado) funcionavam de forma independente, o que dificultava o registro de ocorrências. A partir de agora, desde as informações recebidas pelo 190, serão automaticamente transferidas para esse sistema único, utilizado pelas polícias Civil e Militar e pelo Corpo de Bombeiros Militar no pronto atendimento.

“Todas as informações de uma ocorrência serão registradas em um único local, acelerando tanto a resposta às ocorrências quanto o acompanhamento dos BOs pelo cidadão. Este processo integrado abrange desde a lavratura do BO pelas forças de segurança até a fase de inquérito e, posteriormente, o processo judicial, proporcionando um fluxo integrado, efetivo e eficaz, melhorando o atendimento ao cidadão”, informou o diretor de Inteligência da SSP-PI, delegado Anchieta Nery.

O Piauí é um dos primeiros estados no Brasil a implementar, de forma integrada, o fluxo completo que vai desde o primeiro atendimento até a transformação do caso em processo judicial, utilizando as soluções do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (SINESP).

Adoção do CAD 3.0 – Central de Atendimento e Despacho

As Forças de Segurança adotaram o Sistema de Central de Atendimento e Despacho (CAD) 3.0. Este sistema unificado permite que chamadas de emergência e ocorrências sejam gerenciadas de forma centralizada e eficiente, melhorando a coordenação entre a Polícia Militar (PM-PI), Polícia Civil (PC-PI) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMEPI). Com a adoção do CAD, espera-se um aumento na rapidez e precisão das respostas às emergências e incidentes registrados.

Interoperabilidade entre PPE e PJe

Desde outubro de 2023, o estado do Piauí iniciou a integração tecnológica entre o Procedimento Policial Eletrônico (PPE) e o Processo Judicial Eletrônico (PJe) do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. Essa interoperabilidade reduz significativamente o tempo necessário para o envio de procedimentos policiais ao Judiciário, tornando o fluxo de informações mais rápido e eficiente. Este é o marco inicial de um projeto mais amplo que visa agilizar o acesso à justiça e melhorar a eficácia no atendimento ao cidadão.

Fonte: Secretaria de Segurança do Piauí

Comentários