Admaelton Bezerra e Joseídney Bezerra. Foto: Reprodução/ Folha Atual
Em caso de eleições com candidaturas únicas, se o número de votos nulos for maior que a votação no candidato, a votação será considerada comprometida.
Nas eleições deste ano, o munício de São José do Piauí terá candidato único para o cargo de prefeito. Na cidade, apenas o atual prefeito, Admaelton Bezerra (MDB) registou sua candidatura dentro do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral, que foi encerrado dia 15 de agosto.
O candidato terá como vice na chapa Joseídney Bezerra, do PSD, pela “Coligação A Vitória com a Força do Povo”.
Admaelton Bezerra foi eleito prefeito em 2020, quando recebeu 3.088 votos, o que correspondeu a 62,50% da votação no município.
Além de São José do Piauí, no Estado, a disputa eleitoral pelo Executivo de mais 10 cidades será encabeçada por apenas um candidato. Os dados são do sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCand), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Veja lista:
|
Imagem: Reprodução TV Clube |
O que diz a lei eleitoral?
O artigo 224 da Lei Eleitoral revela que, em caso de eleições com candidaturas únicas, se o número de votos nulos for maior que a votação no candidato, a votação será considerada comprometida.
Nesse caso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) convocará uma nova eleição, que deve ocorrer entre 20 a 40 dias após o anúncio da nulidade.