O governo federal está investindo quase R$ 600 milhões em infraestrutura rodoviária no Piauí. As obras contemplam duplicação de rodovias federais, construção de novos viadutos e pontes tanto na capital como no interior.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, detalhou, nessa terça-feira (3), durante a inauguração do rebaixamento da Avenida João XXIII, que essas obras fazem parte do plano de investimento do governo federal na melhoria da infraestrutura do Piauí e do Nordeste. “O governo federal está investindo no Piauí para ajudar o estado a avançar e o Nordeste brasileiro dá bons exemplos para o país. Essa é a região que cresce acima da média nacional, e o Piauí cresce mais que a média nordestina, o que melhora a vida das pessoas e demonstra que podemos chegar muito mais longe de onde já chegamos”, comemorou o gestor.
Em Teresina, a duplicação da BR 343, que seguirá do rebaixamento da Ladeira do Uruguai até a Avenida Miguel Rosa, contará, ainda, com a construção de uma ponte sobre o Rio Poti. A obra, que já possui projeto autorizado no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), alargará a ponte Presidente Médici. Está previsto ainda, a construção de um viaduto sobre a avenida José Francisco de Almeida Neto, a avenida principal do Dirceu; o viaduto será semelhante ao construído próximo ao Mercado do Peixe.
Em Ribeiro Gonçalves, no Extremo Sul do Piauí, está sendo investido R$ 34 milhões na construção de uma ponte que vai ligar o município piauiense à cidade de Tasso Fragoso, no Maranhão. A construção está sendo executada pelo Dnit e faz parte da implantação da BR-330 no Piauí; uma obra do governo federal a ser licitada já neste mês de setembro e que será executada pelo Governo do Piauí por meio de um convênio.
Outra obra na região sul do estado é o asfaltamento da BR-020, que liga o Piauí à Bahia; a ordem de serviço foi assinada em abril e a previsão de entrega é dezembro de 2024. Ainda na divisa do Piauí com a Bahia, foi autorizado o projeto básico para a pavimentação de 25 km da BR-235, que liga o município de Caracol, no Piauí, a Campo Alegre de Lourdes, na Bahia.
Outro investimento é na região de Bom Jesus e Gilbués, onde o governo federal investiu na recuperação e alargamento dos acostamentos na BR-135/PI, de Bom Jesus a Gilbués, totalizando 164,5 quilômetros, que garante mais fluidez e segurança ao escoamento da produção de grãos do cerrado piauiense.
O Piauí vem recebendo, também, investimentos na melhoria da malha rodoviária federal. Em 2021, 25% das rodovias federais no Piauí eram consideradas péssimas e apenas 30% boas. Hoje, com os investimentos do governo federal, 85% das rodovias federais no estado são consideradas boas e as ruins e péssimas caíram para 1%.