PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Laboratório com oficinas para produção de filmes do Piauí e Maranhão encerra inscrições na segunda (16)
Piaui
Publicado em 13/09/2024
Reprodução

Laboratório com oficinas para produção de filmes do Piauí e Maranhão encerra inscrições na segunda (16)

 

Com atividades de mais de 30h, oficinas, painéis e mentorias objetivam estimular a produção audiovisual nos dois estados

As inscrições para o Laboratório de Projetos da Mostra Piranhão (PiranhãoLAB) estão abertas até a próxima segunda-feira, dia 16 de setembro. O laboratório visa selecionar cinco projetos para o laboratório de roteiro e cinco projetos para o laboratório de montagem, onde roteiristas, cineastas e professores auxiliarão com orientações e oficinas sobre os projetos.

A Mostra Piranhão, cujo nome surge da união dos estados Piauí e Maranhão, objetiva incentivar a produção audiovisual nos dois estados.

As inscrições para o laboratório são gratuitas e direcionadas para produtores audiovisuais dos dois estados.

Para o laboratório de roteiro, podem participar projetos de curtas e longas-metragens de ficção (live action, animação) ou híbridos. Já para o laboratório de montagem, podem participar projetos de curta-metragem, média e longa de qualquer gênero, desde que estejam em fase de montagem, possuam um corte estruturado e não tenham CPB (Certificado de Produto Brasileiro), nem tenham estreado em festivais e/ou circuito comercial de exibição.

As atividades vão acontecer tanto de forma online como presencial, sendo que os primeiros encontros acontecerão de forma virtual, e a segunda parte acontecerá de forma presencial durante a programação da Mostra Piranhão, que vai ocorrer entre 10 e 15 de dezembro em Teresina.

O realizador audiovisual e organizador do evento Weslley Oliveira cita que o objetivo do laboratório é incentivar a produção audiovisual na região.

“A gente está fazendo esse laboratório com uma consultoria especializada com todas as atividades formativas da Mostra Piranhão. A gente está priorizando projetos do interior e das periferias do Maranhão e do Piauí com o objetivo de possibilitar a formação de pessoas e qualificar a formação de pessoas na produção audiovisual”, disse.

A programação será a seguinte:

Encontro 01: MasterClass sobre Direção - Haroldo Borges - 19 de setembro (Online)

Encontro 02: Oficina Cinema do Interior - Rayane Teles - 10 e 11 de dezembro (Online)

Encontro 03: Painel Tatiana Carvalho - Perspectivas do Cinema Brasileiro - 10 de dezembro (Presencial Teresina / transmissão online)

Encontro 04: Oficina de Roteiro com Michel Carvalho - 12, 13 e 14 de dezembro (Presencial Teresina)

Encontro 05: Mesa de Produção Executiva - 13 de dezembro (Presencial Teresina/ transmissão online)

Encontro 06: Mentorias - 14 de dezembro (Presencial Teresina)

Mostra Piranhão

A Mostra Piranhão de Cinema acontecerá entre os dias 10 e 15 de dezembro deste ano e exibirá 16 obras no total, divididas em filmes, longas, curtas e videoclipes. Foram selecionadas obras que estão em fase de avaliação para a seleção.

Em 2024, a Mostra contará com exibições nas cidades de Teresina e Timon e traz com tema a “Margem”.

Das 16 obras, serão selecionados 10 filmes, 2 longas e 8 curtas, além de 6 videoclipes que tenham sido realizados por diretoras e diretores piauienses e maranhenses que morem no Piauí ou Maranhão, ou em outros estados do país. Podem se inscrever apenas produções realizadas a partir de janeiro de 2023 em formato digital.

O homenageado da Mostra Piranhão de Cinema 2024 é pensador quilombola Antônio Bispo dos Santos, o Nêgo Bispo. Filósofo, poeta, escritor, professor e ativista político. Ele atuou em movimentos sociais e em organizações de defesa da cultura dos quilombos.

A 2ª Mostra Piranhão de Cinema é um projeto contemplado na Lei Paulo Gustavo, com realização de Labcine Filmes, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), Governo do Estado do Piauí, Paradisco Multiplica, Tarrafa Produtora, Cardume, Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), Todes Play e Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Comentários