PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Panorama: E aí, quem será que a porca irá jantar no primeiro domingo de outubro?
Política
Publicado em 29/09/2024

As campanhas políticas estão sendo intensificadas em todos os municípios nesta semana que antecede o pleito municipal. Em outras palavras, até o dia 06 de outubro os candidatos a vereador e a prefeito tentam de todas as formas conquistar a preferência do eleitor e se livrar de serem jantados pela porca.

Amigos, amigos, eleição à parte

Em Picos, a concorrência por uma cadeira na Câmara Municipal promete ser uma das mais acirradas dos últimos pleitos, mas com um diferencial: a disputa ferrenha vem ocorrendo dentro dos próprios partidos. Há postulantes jogando areia nos olhos do colega e arrastando os eleitores do amigo para seu território.

Reforço

Nesta quinta-feira, 26 de setembro, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, participou de uma grande caminhada no bairro São José, em Picos, em apoio à candidatura de Dr. Pablo Santos (MDB) para prefeito e Xandú Néri (PSB) para vice-prefeita. Mais uma vez os partidos que formam o arco de aliança do emedebista realizaram um mega evento levando uma multidão de apoiadores às ruas do bairro São José.

Bem prestigiado

O ato político contou, além da presença do menino de Lula,  com as presenças do senador Marcelo Castro (MDB), do deputado Federal Jadiel Alencar (Republicanos), dos deputados estaduais Carlos Augusto (MDB), Nerinho (PT), Thales Coelho (Progressistas) e Severo Eulálio (MDB).

Soltou cobras e lagartos

O deputado federal Jadiel Alencar fez um discurso inflamado. O parlamentar soltou cobras e lagartos contra o prefeito Gil Paraibano e seus familiares. Nem mesmo os políticos da cidade foram tão agressivos com Paraibano e seus descendentes quanto o parlamentar.

Azulzinhos na rua

O prefeito e candidato à reeleição, Gil Paraibano, seu companheiro de chapa, Raniery Lima e candidatos a vereador do grupo governista, realizaram uma caminhada na manhã deste sábado, 28 de setembro. O percurso foi o mesmo utilizado pela campanha do candidato Dr. Pablo Santos. A concentração da “Onda Azul” aconteceu na avenida Deputado Sá Urtiga e o final na praça Félix Pacheco.

Dia de medir forças

O evento vinha sendo muito aguardado, principalmente pelos oposicionistas. Segundo comentários, os olheiros da galera do verdinho estavam em pontos estratégicos observando o volume de pessoas na rua da turma do azulzinho para poder fazer o comparativo das duas mobilizações.  

Deu o ar da graça

O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, compareceu à caminhada da campanha do prefeito Gil. Também acompanharam-lhe no evento do seu padrinho político: o deputado federal Júlio Arcoverde e o presidente estadual do partido, Joel Rodrigues.  

Alfinetou

O deputado Júlio Arcoverde aproveitou a deixa para dar uma espiadinha no governador Rafael Fonteles. Segundo o parlamentar, o governador poderá se mudar com seus rafa boys de mala e cuia para Picos que não conseguirá retirar o prefeito do comando do Palácio Coelho Rodrigues. O deputado ainda apelidou os auxiliares mais próximos do governador de “Mariquinhas do Dom Barreto”.

Jogou uma indireta

Já o candidato a vice-prefeito, Raniery Lima (Progressistas), também soltou uma indireta. Sem citar nomes ele declarou para o prefeito Gil que não será um vice-prefeito ingrato. O que será que ele quis dizer com isso? A coluna sorteará um pote de mel entre os leitores que acertarem.         

Quase sem concorrência 

Belém do Piauí, Curral Novo do Piauí, Floresta do Piauí e Jacobina do Piauí estão entre as 13 cidades brasileiras que terão um único candidato derrotado na disputa por cadeira na Câmara. Nestes municípios apenas dez candidatos concorrerão às novas vagas em disputa. Neste caso, o décimo colocado ocupará a única suplência na legislatura 2025-2028. Como todos pertencem ao mesmo partido, se houver companheirismo na legenda, a chance de o único derrotado assumir interinamente o mandato, é grande.

Sem público

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), aproveitou a agenda e fez mais uma rodada de visitas aos seus aliados de alguns municípios da região de Picos. Segundo uma fonte que acompanhou a agenda do petista, com exceção de uma cidade, onde o público presente não lotava uma rural, sua excelência visualizou chances reais de vitórias dos seus parceiros nos demais municípios.       

Na lista de prioridades

Um dos municípios visitados pelo governador Rafael Fonteles, foi São Luís do Piauí. O que se ouve nas rodas de conversas de pessoas bem próximas do petista é que a candidatura a prefeito do empresário Josafá Marques (PT) faz parte da lista de prioridades de sua excelência.

Hora do revide

Dizem que sua excelência quer revidar a afronta feita pelo ex-prefeito na eleição de 2022. O ex-gestor votou no ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes. Até aí tudo bem para Rafael, mas parece que sua excelência não digeriu o fato de Renato Pio ter ido meter a colher em outros municípios. O progressista tenta voltar a dar as cartas do baralho em São Luís, mas o Rafinha trabalha para evitar o retorno do ex-mandatário ao comando do poder local.

Surpreendendo

A candidata a vereadora, professora Karine Lima (Progressistas), tem se destacado nas eleições municipais em Picos. Com uma agenda repleta de atividades que incluem caminhadas, reuniões comunitárias e visitas às famílias, Karine vem conquistando apoio significativo de diversos segmentos da sociedade local. Em suas caminhadas pelos bairros e povoados do município, a candidata tem mostrado um estilo de campanha próximo ao eleitorado, ouvindo atentamente as demandas da população.        

Engatou a 5ª marcha

A candidata a vereadora, professora Creusa Nunes (MDB), foi mais uma vez o grande destaque da caminhada pelas principais ruas do bairro São José, promovida pela campanha do candidato a prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos, e da candidata a vice-prefeita, Xandú Neri (PSB). Creusa Nunes mobilizou sua base eleitoral durante a caminhada, reafirmando seu compromisso com a população picoense e com o projeto político do prefeitável. Ao longo da caminhada, a professora Creusa Nunes interagiu com eleitores e reafirmou a vontade de trabalhar em defesa dos menos favorecidos. 

Caminho pavimentado

O vereador Pedro Pio (Progressista) demonstrou, durante a caminhada da “Onda Azul”, que sua reeleição está para lá de pavimentada. Mais uma vez o parlamentar foi um dos que levou o maior número de apoiadores nos atos políticos do grupo governista. Além da quantidade, o grupo de Pedro é diferenciado no quesito animação.

Sonhando

O agente de saúde e candidato a vereador, Gilson Nogueira (PSD), está para lá de empolgado com sua campanha. Ele disse que conta com o apoio e o prestígio do deputado Thales Coelho e espera que se não conseguir uma cadeira na Câmara Municipal, pelo menos possa ficar na ponta da fila do partido. Segundo Nogueira, caso isso ocorra, não será impossível que ele em algum momento da próxima legislatura possa se sentar por um período em uma das acolchoadas cadeiras do parlamento picoense.

Comentários