Com a implantação de um posto no município de Parnaguá, a 900 km de Teresina, o Piauí passa a contar com 120 unidades do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco em 102 municípios. A informação é do governador Rafael Fonteles, que visitou nesta segunda-feira (30), na cidade, o posto do Instituto, inaugurado recentemente.
“São 102 municípios do Piauí que já receberam uma estrutura como essa de Parnaguá, garantindo a descentralização da emissão da carteira digital, padrão nacional”, afirmou o governador, ressaltando que a primeira via digital da carteira de identidade é gratuita.
O prefeito do município, Alemão, elogiou a iniciativa, viabilizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Parnaguá e o Governo do Estado. “Nosso município está sempre sendo beneficiado com as ações do Governo do Estado”, destacou.
Desde quando passou a funcionar em Parnaguá, o Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco de Parnaguá já emitiu 500 carteiras de identidade. Uma das cidadãs que já emitiu o documento foi a moradora do município Cristina Régia Marques dos Santos.
“O atendimento é rápido, organizado, de muita importância para todos nós aqui da cidade de Paranaguá. Essa nova carteira é melhor do que a que eu tinha antes, que era bem grande. Posso manuseá-la para qualquer lugar e inclusive posso colocar várias informações, como o tipo de sangue”, afirmou Cristina.
Valterlin Castro Bezerra, técnico que trabalha no Instituto de Identificação, frisou que o posto de atendimento atende também a população de cidades vizinhas, onde a emissão do documento não era tão fácil. “Parnaguá está a 900 Km de Teresina, mas agora temos o mesmo serviço que existe na capital”, afirmou.
Castro destacou que a carteira de identidade digital é possível incluir diversos outros documentos como CNH, número do PIS, do PASEP, tipo sanguíneo, entre outros.