Avião da FAB pousa no Brasil com mais de 200 pessoas resgatadas no Líbano / Foto: Divulgação/FAB
Após sair do Brasil nesta última quarta-feira (02); e
chegar em Portugal horas depois, a aeronave da FAB, que saiu de Beirute, no Líbano, neste sábado (05), chega ao Brasil com todos as 229 pessoas da primeira lista, incluindo 10 são crianças de colo, e mais três animais domésticos. O avião pousou em São Paulo na manhã deste domingo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá recepcionar o grupo de repatriarcados.
PRIMEIRO VÔO DA OPERAÇÃO:
A aeronave, do modelo KC-30, que faz parte da operação de resgate batizada de 'Raízes do Cedro' decolou da Base Aérea do Galeão, localizada no Rio de Janeiro, na madrugada de quarta-feira (2) e chegou a Portugal na manhã do mesmo dia. A previsão era que este primeiro voo partisse na sexta-feira (4), mas a viagem acabou adiada por razões de segurança, e foi remarcada para a manhã deste sábado.
VÍDEO POSTADO NAS REDES SOCIAIS DA FAB:
MAIS DE 3 MIL ESPERAM PARA VOLTAREM AO BRASIL:
Ao todo, quase 3 mil pessoas já se pronunciaram e informaram a disposição para voltar ao Brasil. A maioria desses 3 mil são de moradores do Vale do Bekaa e da capital, Beirute. O brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, informou que o Brasil tem capacidade para buscar 500 pessoas por semana no Líbano. Neste rítmo, seriam um mês e meio para que todos estes 3 mil iniciais fossem resgatados.