Permitir às vítimas de violência doméstica e familiar a solicitação de Medidas Protetivas de Urgência (MPU) diretamente através do WhatsApp. Essa é a nova funcionalidade da Inteligência Artificial do Tribunal de Justiça do Piauí.
O módulo JuLIA – Sentinela será lançado em novembro e visa facilitar o acesso à justiça, ampliando os canais de comunicação com o Judiciário.
Canal para solicitação
O desembargador José Wilson, Supervisor do Laboratório de Inovação do TJ-PI (Opala lab) destaca que mesmo utilizando o WhatsApp, será obrigatório o preenchimento do Formulário Nacional de Avaliação de Risco (FONAR) para que a MPU possa ser distribuída corretamente.
“O JuLIA – Sentinela oferece apenas mais um canal para a vítima fazer sua solicitação, mas os procedimentos processuais seguirão os mesmos após a distribuição do processo no PJe”, lembra o Supervisor.
Projeto em conformidade com a Lei
Já Dimmy Magalhães, um dos desenvolvedores da JuLIA, acrescenta que essa inovação está totalmente em conformidade com o Art. 19 da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), que prevê que a vítima pode se dirigir diretamente à vara competente, sem a necessidade de comparecer à delegacia ou ser representada por advogado.
“Portanto, o JuLIA – Sentinela está aderente à legislação vigente, reforçando o compromisso do Tribunal de Justiça com a proteção das vítimas e a celeridade no atendimento às suas demandas”.
O JuLIA
Sentinela também estará no sistema PJe, facilitando o pedido a ser realizado pelas vítimas de violência doméstica e familiar.
Fonte: Meio Norte / Foto: Divulgação