Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
Durante discurso na abertura da primeira edição do “Pactos pelo Piauí”, o ministro do desenvolvimento social, Wellington Dias, revelou que o presidente dialogou com Lula antes de viajar ao Piauí para participar do evento. Segundo o ministro, Lula pediu o compromisso de gestores piauienses junto ao governo federal para a realização de convênios e parcerias para o desenvolvimento das cidades.
O evento está sendo transmitido pelo canal 5.2 da TV Cidade Verde, que você confere clicando aqui
Durante a fala que abriu o evento, Wellington Dias citou os diversos programas disponíveis do governo para as cidades. O ministro, porém, cobrou uma evolução da renda nas cidades do Piauí e lamentou que apenas 30, dos 90 programas federais possuem uma utilização constante por parte dos gestores.
Wellington lembrou do diálogo com o chefe do executivo nacional.
“Conversei com o presidente Lula, ele pediu duas coisas. Primeiro, trazer o abraço. Segundo, o compromisso. Contem com o governo federal para que a gente possa, em cada município, alcançar desenvolvimento. Tenho certeza que pela bancada federal que nós temos no Senado, na Câmara, também poderão contar com essa integração. Vejo aqui no Piauí um ambiente que não é muito comum nos estados, na Assembleia Legislativa, aqui uma vontade, um compromisso também muito grande trabalhar com cada município. E assim, eu encontro no setor empresarial, nos três poderes, um ambiente muito favorável”, afirmou.
O ministro salientou ainda a necessidade de parcerias com os prefeitos.
“Eu quero dizer que, neste momento, reeleitos ou eleitos, alguns pela primeira vez, tem aqui algo muito importante. O país tem um projeto de desenvolvimento. São 96 programas que podemos trabalhar com impacto em cada município. Primeiro alerta, 96 programas, e eu digo porque estou acompanhando, desde o ano passado, provavelmente nós estamos usufruindo de cerca de 30, tem aí cerca de 66 que não estamos atentos. Então, em cada primeira recomendação, uma equipe que tenha a capacidade de estudar cada uma das áreas do governo. A gente olha, Ministério da Educação, lá tem a presença do FNDE, tem a presença das universidades, tem a presença dos hospitais universitários. O que que tem aqui, debaixo de cada área dessa, que pode trabalhar com o meu município? Eu acho que é importante. Estar muito atento, assim, no Ministério da Saúde, no Meio Ambiente, da integração das cidades, o Ministério das Minas e Energia, todos os ministérios”, concluiu.