Foto: divulgação OAB-PI
Cerca de 11 mil advogados estão aptos a votar nas eleições da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB Piauí). A votação começou na manhã deste sábado (3) e segue até às 18h30. Serão escolhidos a nova diretoria, conselheiros seccionais e federais e a diretoria da Caixa de Assistência da Advocacia para o triênio 2025/2027.
Três chapas disputam as eleições com candidatos à presidência e vice-presidência.
Aurélio Lobão e Alice Belli
Carlos Júnior e Maria Clara
Raimundo Júnior e Raylena Alencar
A eleição acontece de forma presencial, por meio de urna eletrônica. Na capital, 22 urnas estão à disposição dos advogados, enquanto no interior do estado, são 23 urnas distribuídas pelas subseções.
Foto: divulgação OAB-PI
A eleição tem caráter obrigatório, e o descumprimento dessa obrigação poderá resultar em multa de 20% sobre o valor da anuidade, salvo casos de justificativa válida. Os advogados que não puderem comparecer às urnas têm até 30 dias após a eleição para apresentar uma justificativa, que será analisada pela comissão eleitoral, responsável por apreciar e validar as justificativas de ausência. Somente advogados e advogadas que estiverem regularmente inscritos na OAB e em dia com o pagamento da anuidade até 30 de outubro de 2024 podem votar.
Com o encerramento da votação, as mesas eleitorais, responsáveis pela recepção dos votos, iniciam a apuração das urnas, finalizando a contagem no mesmo local de votação. Os resultados serão formalizados por meio da assinatura de documentos que serão encaminhados à Comissão Eleitoral para a homologação final.