Foto: Reprodução/Redes Sociais
O corpo do caminhoneiro piauiense Kécio Francisco dos Santos Lopes, de 42 anos, uma das vítimas do desabamento da Ponte JK, que liga os estados do Tocantins e Maranhão, foi encontrado e identificado por familiares nesta terça-feira (24) através de fotos. O acidente ocorreu no último domingo (22).
Segundo informações da família, o corpo de Kécio foi localizado no lado tocantinense da ponte e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) do estado. Parentes que acompanharam as buscas no Maranhão agora tentam realizar a travessia entre os estados para fazer o reconhecimento presencialmente.
Kécio Francisco residia em Demerval Lobão, no Piauí, com a esposa e filha. No momento do acidente, ele transportava defensivos agrícolas. Informações obtidas pelo Cidadeverde.com revelam que imagens de câmeras de segurança na região mostraram o caminhoneiro próximo à ponte minutos antes do colapso.
Entenda o caso
Foto: Reprodução/TV Difusora
A Ponte JK, localizada na BR-010 e responsável pela ligação entre os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), desabou no último domingo (22). Um vídeo registrado pelo vereador Elias Júnior, de Aguiarnópolis, mostra o momento exato do acidente.
Nas imagens, o vereador destaca rachaduras visíveis na estrutura da ponte e alerta para a necessidade urgente de reparos. Poucos segundos após a gravação, a ponte cedeu.
A estrutura, que tem mais de 60 anos, é utilizada para o transporte intenso de veículos de carga, agravando os problemas estruturais. Outros vídeos divulgados nas redes sociais mostram o trecho central da ponte rompido, enquanto populares relataram que caminhões transitavam no local no momento do desabamento.
Número de mortes sobe para três
Foto: Bombeiros Militar/Governo do Tocantins
Subiu para três o número de mortes confirmadas no desabamento da ponte entre os estados do Maranhão e Tocantins. Nesta terça-feira (24), equipes de busca localizaram os corpos de Lorrane Cidronio de Jesus, de 11 anos, e Kécio Francisco Santos Lopes, de 42. A terceira vítima, Lorena Rodrigues Ribeiro, de 25 anos, foi localizada na segunda-feira (23).
O acidente deixou 14 pessoas desaparecidas (confira a lista abaixo). Um homem de 36 anos foi resgatado com vida.
O Ministério Público Federal (MPF) abriu uma investigação sobre o colapso da estrutura, que também gerou preocupações ambientais, especialmente com a possível contaminação da água. Dois caminhões que caíram durante a travessia estavam carregados com ácido sulfúrico e agrotóxicos. A captação de água do Rio Tocantins para municípios próximos foi suspensa ainda na noite de domingo.
Veja a lista dos desaparecidos:
- Andreia Maria de Sousa (sem idade informada)
- Beroaldo dos Santos (51 anos)
- Anísio Padilha Soares (43 anos)
- Silvana dos Santos Rocha Soares (53 anos)
- Alessandra do Socorro Ribeiro (50 anos)
- Salmon Alves Santos (65 anos)
- Felipe Giuvannuci Ribeiro (10 anos)
- Cássia de Sousa Tavares (34 anos)
- Cecília Tavares Rodrigues (3 anos)
- Marçon Gley Ferreira (sem idade informada)
- Osmarina da Silva Carvalho (48 anos)
- Gessimar Ferreira (38 anos)
- Ailson Gomes Carneiro (57 anos)
- Elisângela Santos das Chagas (50 anos)