PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Grande chuva de mais de 160 milímetros causa alagamentos e pessoas ficam desalojadas em Picos
Picos
Publicado em 29/12/2024

Foto: Reprodução/WhatsApp

 

Na madrugada deste domingo (29) uma grande chuva de 165 milímetros, em Picos, deixou bairros alagados e pessoas precisaram sair de casa devido ao alto nível da água. 

De acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí, choveu quase o dobro previsto para todo o mês de dezembro que era de 84,8 milímetros.

"Nos últimos 30 anos de observações, de chuvas que ocorrem no mês de dezembro, são esperadas preciptações que ficam na média dos 84 milímetros, o mês todo. Choveu 165 milímetros, ultrapassando esta média", informou a climatologista Sarah Cardoso.

http://

 

O grande volume de chuva atingiu bairros como Bomba, São José, DNER, Boa Sorte, Umari, que registraram inundações em vários pontos. A BR-316, na altura do bairo Bomba, a pavimentação foi deteriorada pela força da água. Vídeos que circulam pelas redes sociais, mostram um carro totalmente imerso na água.

O Hospital Regional Justino Luz também foi invadido pela água. A sede do Instituto Médico Legal também foi invadida pela força da água. Funcionários estão atuando para fazer a limpeza destes locais.

O 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Picos (4º GBM) já atendeu três chamados após as quatro horas de chuva intensa em Picos. O comandante

"Já realizamos três atendimentos, foi um deslizamento de terra que atingiu umas quatro casas e danificou uma delas no bairro São Vicente. Os bombeiros isolaram a área e informou as famílias para buscarem local seguro e ajudamos na retirada. Estamos nos comunicando com a Defesa Civil para prestar esse apoio social. Também ocorreu um deslizamento no bairro Paroquial que foi a queda de um muro de arrimo. A queda desse material atingiu o fundo de uma residência. Em todas as ocorrências não houveram vítimas, felizmente. Orientamos a família para que fossem retiradas", disse o comandante.

Comentários