Dados do Indicador de Desempenho de Recebedores de Recursos em Transferências Discricionárias e Legais da União (IDTRU-DL) apontam que o estado do Piauí conquistou o 1º lugar entre os demais estados do Nordeste no ranking em eficiência do emprego de verbas federais no ano de 2024, com 64,71 pontos.
Quando comparado entre os demais estados do Brasil, o território piauiense conquistou o 2º lugar.
O IDTRU-DL é um índice que avalia o desempenho dos Estados e municípios no uso de recursos transferidos pela União. Ele é composto por dez indicadores, que analisam desde a aprovação de propostas pelo governo federal até a execução e prestação de contas das ações realizadas. Esses indicadores permitem ao governo federal monitorar se os recursos estão sendo corretamente aplicados para atender às necessidades da população.
A gerente de Convênios Federais da Secretaria de Planejamento, Roxane Firmeza, explicou a importância do índice como ferramenta de credibilidade e eficiência na gestão pública.
“O IDTRU-DL mede a eficiência tanto do governo federal quanto dos estados e dos municípios. Quanto melhor a nota, maior o nível de confiança do governo federal em destinar recursos. Isso facilita a captação e gera mais investimentos para o estado”, destacou.
Desde fevereiro de 2024, o estado mantém-se entre os três primeiros colocados no ranking.
Transparência de recursos em pastas estaduais
No âmbito estadual, o protagonismo ficou com a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol), que obteve a melhor pontuação entre os órgãos estaduais, com 98,81 pontos.
O coordenador da Cendfol, Tiago Vasconcelos, celebrou o resultado e destacou o esforço para aumentar a captação de recursos federais.
“De 2023 para 2024, conseguimos ampliar a captação de recursos federais, dialogando com deputados e senadores. Estamos muito felizes, pois a Coordenadoria obteve 98% de uso correto dos recursos e excelência na prestação de contas, contribuindo significativamente para o desempenho do Governo do Estado no ranking nacional do IDTRU”, disse.
Fonte: Portal O Dia / Com informações do Governo do Piauí