O Ministério da Saúde tem avançado com a expansão do programa Farmácia Popular, principalmente em áreas de vulnerabilidade social e econômica em todo o país.
No Piauí, de 2023 até agora, 58 municípios foram beneficiados com o credenciamento de 82 farmácias.
O credenciamento de novas farmácias e drogarias foi aberto em 811 cidades de todas as regiões do país, com prioridade para os municípios que participam do Mais Médicos. Essa estratégia tem como foco a diminuição de vazios assistenciais. No total, 444 cidades brasileiras já foram beneficiadas com o credenciamento de farmácias ao programa, e 94% delas estão nas regiões Norte e Nordeste.
Segundo o Ministério da Saúde, todas essas cidades receberam o programa pela primeira vez, o que garantiu acesso de mais de 230 mil pessoas a medicamentos, em municípios de pequeno porte, com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Há quase uma década não havia abertura de credenciamento para adesão de novos estabelecimentos no país.
Desde julho de 2024, o ministério passou a oferecer 95% dos medicamentos e insumos de forma gratuita para toda a população. Com isso, medicamentos indicados para o tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite passaram a ser retirados de graça. Em menos de 6 meses, essa medida já beneficiou mais de 4,5 milhões de brasileiros.
O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde do ministério, Carlos Gadelha, explicou os desafios para a retomada do Farmácia Popular. “Quando começamos o trabalho, o programa estava quase morrendo. As farmácias existentes não tinham sequer um processo de recredenciamento. Mas, com muito esforço, conseguimos revitalizá-lo. Hoje, com investimento do governo federal e ampliação da lista de medicamentos gratuitos, o programa agora inclui anticoncepcionais, absorventes e medicamentos para osteoporose. Para os beneficiários do Bolsa Família, todos os itens são oferecidos sem custo”, afirmou.
Fonte: Portal A10+