Foto: arquivo Cidadeverde.com
O secretário estadual de Educação (Seduc-PI), Washington Bandeira, explicou como será a aplicação da lei que proíbe o uso de celulares, tablets e relógios inteligentes em escolas públicas e privadas de todo o estado. Segundo o gestor, a adoção desta medida visa melhorar o desempenho escolar dos alunos piauienses.
“O objetivo é de fortalecer o foco, a atenção e a concentração do aluno na aula, nas atividades escolares e educacionais, e assim melhorarmos o rendimento e desempenho dos estudantes. Também fortalecermos a parte da convivência social, socialização e habilidades socioemocionais dos nossos alunos e alunas”, pontuou o secretário, que tirou algumas dúvidas sobre o assunto. Confira:
Alunos poderão ir para escola com o celular na mochila?
“Sim. A escola vai ter autonomia para definir como vai fazer o recolhimento desse celular e a guarda. No caso das escolas da rede estadual, estamos construindo um normativo e a tendência é que coloquemos neste normativo que a gente vai fazer o recolhimento nas nossas escolas no início das aulas, em um espaço específico da escola, em um armário, para entregar para o estudante ao final das aulas ou em caso de necessidade pedagógica", disse.
Alunos poderão usar relógios inteligentes na escola?
“A proibição alcança o uso de celulares, tablets, relógios inteligentes e outros dispositivos eletrônicos”, frisou.
Na hora do intervalo é permitido o uso do celular?
“Não. Tanto a lei estadual como a lei federal, sancionada ontem pelo presidente Lula, proíbem o uso do celular e esses outros dispositivos durante todo o período que o aluno permanecer na escola, sala de aula, outros ambientes, recreios e intervalos, atividades extracurriculares”, destacou.
As redes sociais podem ser usadas como auxílio pedagógico?
“Na lei do Piauí há um dispositivo expresso que proíbe os estudantes a usarem redes sociais e aplicativos de mensagens, tanto nos seus celulares como nos dispositivos e equipamentos da escola. Vamos bloquear o uso de redes sociais e aplicativos de mensagens, salvo para fins pedagógicos ou necessidade de apoio a alunos com deficiência, necessidade de comunicação com pai, responsável e familiar, sob o crivo, análise e autorização do gestor da escola”, ressaltou
Professores poderão usar celular?
“Não há essa restrição, só em relação aos estudantes. Os professores poderão usar os celulares para fins pedagógicos, se comunicarem, para atividades educacionais e enfim, a limitação é apenas para estudantes”, concluiu.
A lei já começa a vigorar no início do período letivo deste ano. A estimativa é que a Seduc divulgue uma portaria regulamentando a aplicação da proibição do uso de celulares nas escolas, incluindo penalidades para os casos de descumprimento.