Foto: CCom
O ano letivo de 2025 terá início nesta segunda-feira (3) para os alunos das escolas da Rede Estadual de Ensino no Piauí. A expectativa é que cerca de 180 mil estudantes voltem às salas de aula.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou que os estudantes do estado terão acesso a todos os recursos materiais e pedagógicos de que necessitam para se desenvolverem e atingirem seu potencial máximo de aprendizado.
“Nossos estudantes contarão com toda a estrutura necessária para se concentrarem nos estudos e nos objetivos acadêmicos. Todos os matriculados receberão um kit de fardamento, que inclui duas camisas e uma calça, além de transporte escolar gratuito e alimentação planejada por nutricionistas. Essas ações visam garantir o bom desempenho dos nossos jovens”, afirmou Bandeira.
Para 2025, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) continuará seu trabalho de reformas, modernização, ampliação e climatização das escolas da rede estadual. Neste início de período letivo, estarão em funcionamento 512 Centros Estaduais de Tempo Integral (Ceti), dos quais 299 são totalmente climatizados e 97 são parcialmente climatizados. O investimento significativo em reformas e equipamentos reflete o compromisso da gestão com a melhoria da infraestrutura escolar.
Este ano, a Seduc alcançará a universalização do modelo de educação em Tempo Integral, um marco não apenas para o Piauí, mas também em nível nacional, pois a rede se tornará a primeira do país a implementar essa abordagem em todas as escolas de ensino médio, integrando a educação profissional. O modelo dobrará a carga horária dos estudantes, que passará de 4h para 8h diárias, e contará com programas de suporte extracurricular. Entre as novidades, está a nova plataforma do Canal Educação, que oferece suporte de Inteligência Artificial (IA), monitorias, Laboratório de Redação, Pré-Enem Seduc e preparação voltada para olimpíadas de conhecimento.
Além disso, os estudantes terão acesso a disciplinas inovadoras como Inteligência Artificial, Robótica, educação financeira, empreendedorismo, além de cursos técnicos conectados com o mundo do trabalho, incluindo desenvolvimento de sistemas, programação de jogos, marketing digital, turismo com ênfase em empreendedorismo e agropecuária.
“Com essas iniciativas, a gestão do governador Rafael Fonteles reafirma seu compromisso com a educação de qualidade, preparando os jovens para os desafios, promovendo uma formação integral que dialoga com as demandas do mundo do trabalho”, finalizou Bandeira.