PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Sesapi recebe representante do Ministério da Saúde para tratar da expansão do Samu no Piauí
Piaui
Publicado em 07/02/2025

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) esteve reunida com a referência técnica do Samu do Ministério da Saúde para tratar da expansão do serviço de urgência e emergência no Piauí.

Atualmente, o estado possui 98 bases do Samu estadual e oito municipais.  

A expansão das ambulâncias do Samu tem como objetivo universalizar o acesso ao serviço no país, melhorando o atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência para a população.

“Nossa orientação é que todos os municípios do Piauí façam o pedido para ter sua base de ambulância do Samu, possibilitando um atendimento de urgência e emergência melhor para a população”, explica o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.  

Em janeiro, o Ministério da Saúde entregou dez novas ambulâncias do Samu a municípios do Piauí para substituir unidades que já atingiram o tempo de uso. As cidades contempladas foram: Curimatá e Bertolínia, que receberão duas ambulâncias cada, além de José de Freitas, Oeiras, Picos, Redenção do Gurguéia, Uruçuí e Água Branca, que terão uma nova unidade cada. Esta é a primeira entrega de 2025.  

A universalização do Samu é uma meta do presidente Lula, e estamos aqui para orientar as equipes da secretaria e dos municípios sobre como conseguir esses veículos e centrais de regulação”, explicou Raphael Arostim, referência técnica do Samu no Ministério da Saúde.  

A meta da Sesapi é que 100% dos municípios do Piauí tenham cobertura do Samu. “Estamos muito otimistas para essa implantação nas 224 cidades piauienses, o que representará um grande avanço para a saúde do nosso Estado”, reforça Cristiane Rocha, coordenadora do Samu Estadual.

 

Fonte: Governo do Piauí

Comentários