A parceria entre escola e família é essencial para garantir uma adaptação escolar tranquila e um bom desenvolvimento educacional infantil. No CEV Colégio, uma equipe de psicólogos do Serviço de Orientação Educacional (SOE) oferece suporte tanto para os novos estudantes quanto para os pais.
“A gente entende que esse processo é muito único para cada criança. Tem criança que, no primeiro dia, já fica e dá tchauzinho para os pais, e outras não, mas isso é natural, é muito individual. Então, para aquelas que têm um pouco mais de dificuldade, trabalhamos junto com a família para que consigamos desenvolver essa criança no tempo dela, garantindo que ela fique bem e tranquila”, destacou a psicóloga escolar Glenda Ulisses.
Esse é o caso da pequena Helena, de apenas dois anos, que iniciou recentemente seu ano letivo no CEV Colégio. De acordo com sua mãe, a empreendedora Cind Elane, o começo das aulas foi um desafio, mas a transformação já pode ser percebida graças ao trabalho conjunto entre a instituição educacional e a família.
“A gente está nesse processo de adaptação. A Helena é um pouco zangadinha. Antes de sair de casa, dá um pouquinho de trabalho, mas depois que já está toda pronta e chega à escola, é só alegria”, contou Cind Elane.
Já no caso da psicóloga Lourrane Sousa, ela permaneceu com a filha Ayla na escola durante os primeiros dias de aula até que a menina se sentisse realmente à vontade. Lourrane destaca que o apoio e a confiança que o colégio oferece foram essenciais para que sua filha se sentisse segura.
“A gente precisa ter essa relação com a escola para que a família se sinta confiante e a criança também. Quando a família sente confiança, a criança também se sente confiante”, disse Lourrane Sousa.
Além de um período de adaptação para os pequenos, é fundamental o preparo dos profissionais envolvidos, que costumam passar cerca de quatro horas por dia com os alunos.
“Tem toda uma equipe preparada para lidar com essas situações. Se for uma criança um pouquinho maior, fazemos intervenções com ela, chamamos para conversar e damos orientações. Já no caso das menores, orientamos os pais sobre o que eles podem fazer em casa e ao deixar ou buscar os filhos na escola, para que esse processo aconteça de forma mais natural”, explicou Glenda Ulisses.
No CEV Colégio, escola e família caminham juntas, garantindo que a preocupação inicial sobre a adaptação ao ambiente escolar se transforme em tranquilidade para os pais.
“É preciso ter essa relação porque estamos confiando nossos filhos à escola. Então, é um trabalho em conjunto para que a família se sinta confiante com a escola”, acrescentou Lourrane Sousa.