Foto: Ascom MDS
,
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou, nesta quarta-feira (12.02), em Roma, da reunião do Conselho de Governadores do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), que teve como evento central a conferência “Desbloqueando o Potencial da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”.
Três meses após o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, o evento marca a primeira oportunidade global para discutir meios de implementação e avançar compromissos. Para o ministro, o envolvimento dos países de todas as regiões, particularmente aqueles na linha de frente das mudanças climáticas e da insegurança alimentar, é fundamental para tornar a Aliança um sucesso, conforme explicou.
“Não se trata de fazer o trabalho por esses Estados, mas sim de dar a eles as condições mínimas, financiamento e conhecimento, para que possam cuidar de suas populações com seus próprios meios. É muito mais barato construir capacidade, construir sistemas nacionais permanentes e eficientes de prevenção e resposta, do que sustentar respostas emergenciais em sucessão, marginalizando os governos locais e mantendo-os na dependência”, ponderou
Potencial
Na reunião do FIDA, estiveram representantes de países que visam ser beneficiados dentro da Aliança. Na oportunidade, a ministra da Agricultura e Floresta de Laos, Chanthakhone Boualaphanh, falou sobre os desafios enfrentados nas áreas rurais.
“O Laos quer estimular a produtividade. Precisamos ter mais opções para lutar contra os impactos das mudanças climáticas. As pessoas nas áreas rurais precisam de ajuda, capacitação e qualificação para melhorarem suas produções. Nossa função é dar esse suporte e desenvolver políticas sociais”, afirmou.
A ministra de Laos destacou dois pontos importantes a serem trabalhados no país: colaboração de parceiros e a busca por soluções inovadoras com tecnologias e práticas sustentáveis, para apoiar a ampliação das produções agrícolas.
A diretora-geral do departamento de Desenvolvimento Sustentável do Ministério das Relações Exteriores da Noruega, Hege Halaand, parabenizou a liderança do Brasil no G20 e a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
“A Aliança abre novas possibilidades. A Noruega aderiu, pois vimos que se trata de uma iniciativa conjunta entre ministros das finanças, agricultura e desenvolvimento social, entre outros. A inciativa cria uma sinergia no sentido de evitar duplicações de ações e ajuda os países a desenvolverem suas propostas políticas, usando as experiências e propostas que já deram certo em outros países, bem como o financiamento dessas iniciativas”, declarou.