PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Seduc aplica avaliação diagnóstica para mais de 30 mil estudantes
Piaui
Publicado em 15/02/2025

Foto: Seduc

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, entre os dias 13 e 14 de fevereiro, a aplicação da avaliação diagnóstico-formativa para mais de 30 mil estudantes da rede pública estadual. A ação, que integra o Programa Gestão da Aprendizagem 2025, visa mapear o nível de proficiência dos estudantes da 3ª série do ensino Médio nas áreas de língua portuguesa e matemática.

A avaliação tem como finalidade identificar as necessidades específicas dos estudantes no início do ano letivo, permitindo que as equipes pedagógicas ajustem planejamentos, formações docentes e intervenções em sala de aula. 

“Os resultados serão cruzados com os dados do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi), aplicado em 2024, para traçar metas realistas e estratégias baseadas em evidências, além de subsidiar políticas educacionais personalizadas para cada unidade escolar”, explicou a superintendente de Ensino da Seduc, Viviane Faria.   

Próximas etapas 

A partir de 17 de fevereiro, a Seduc dará continuidade ao processo com a aplicação das provas para 10 mil estudantes da IV-Etapa e Módulo I da Educação de Jovens e Adultos (EJA), totalizando mais de 40 mil participantes em todo o Piauí. As avaliações mensais subsequentes, simulados Saeb e Minitestes, a partir de março, permitirão o monitoramento contínuo do progresso dos estudantes, com correções de rota das aprendizagens.  

“Essa avaliação acompanhará o desempenho dos alunos da rede estadual, subsidiando a reformulação e implementação de políticas educacionais para melhorar a qualidade da educação básica no Estado”, destacou o secretário Washington Bandeira.  

O Programa Gestão da Aprendizagem visa implementar ações integradas para aprimorar a qualidade do ensino e elevar os índices educacionais do Piauí, por meio de estratégias, incluindo acompanhamento pedagógico, material didático, avaliação formativa e rede colaborativa.

Comentários