As atividades extracurriculares desempenham um papel essencial na formação escolar, preparando os estudantes para os desafios de um mundo cada vez mais exigente e dinâmico. No CEV Colégio, os alunos têm acesso a diversas práticas esportivas, além de disciplinas como robótica e educação financeira. A instituição também oferece um curso de inglês para potencializar o aprendizado do idioma.
Segundo Graziella Almeida, coordenadora do Programa Bilíngue do CEV Colégio, o contato com o inglês acontece diariamente, tanto no turno regular quanto nas atividades extracurriculares.
“As crianças têm contato com o inglês desde cedo e vão evoluindo gradativamente. Todos os dias, elas têm aulas em inglês no turno regular e, além disso, oferecemos o CEV Fluence, nosso curso extracurricular de inglês. Para nós, é muito importante que os alunos adquiram o idioma não apenas como um componente curricular, mas que também desenvolvam a fluência,” destacou Graziella.
Os resultados desse ensino ampliado já são verificados por meio de uma avaliação internacional reconhecida pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido.
“Aqui no CEV, somos um centro aplicador do exame de Cambridge, uma certificação internacionalmente reconhecida. Em 2024, 11 alunos foram certificados, o que representa um resultado muito significativo para nós enquanto instituição. Estamos formando estudantes fluentes, aptos a se comunicar em inglês com segurança,” acrescentou.
Além do ensino bilíngue, o CEV Colégio se destaca pelas atividades esportivas, que incluem judô, karatê, esgrima, futsal, vôlei e jiu-jitsu. Essas práticas vão além do condicionamento físico, contribuindo para a socialização e o desenvolvimento emocional dos alunos.
“É fundamental que os alunos participem das atividades extracurriculares, pois elas trabalham a socialização, o trabalho em equipe e o controle das emoções. No esporte, as crianças aprendem a lidar com frustrações e a expressar suas emoções. As atividades extracurriculares complementam a formação integral do estudante, indo além da sala de aula”, ressaltou Gabriela Grazianne, coordenadora de Educação Física do colégio.
O mercado educacional tem investido cada vez mais em um modelo integral e inovador, que vai além do ensino tradicional. Em Teresina, uma das opções que se destaca é a Happy, um hub educacional que oferece atividades no contraturno escolar.
“A Happy chega com o propósito de fornecer uma educação inovadora, baseada em uma metodologia própria. Nosso principal objetivo é ensinar matérias essenciais para o futuro, como tecnologia, educação financeira, oratória e inglês. Dessa forma, os alunos recebem a base escolar tradicional e complementam o aprendizado de forma prática e lúdica, com foco no desenvolvimento de projetos”, explicou Guilherme Dias, CEO da Happy Teresina.