PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
OPA inicia a execução dos serviços escolhidos pela comunidade em Parnaíba e Picos
Piaui
Publicado em 24/02/2025

Foto: Divulgação

 

A segurança pública acaba de ganhar um importante reforço. A Patrulha Cidadã já está em operação nos municípios de Parnaíba e Picos, atendendo a uma demanda escolhida diretamente pela população através do Orçamento Participativo (OPA).

A iniciativa leva policiamento ostensivo e preventivo às comunidades do bairro Nossa Senhora do Carmo, em Parnaíba, e do bairro Parque de Exposição, em Picos. Além do patrulhamento em horários estratégicos, a ação inclui atividades educativas para conscientização sobre segurança e cidadania.

"Polícia e comunidade caminham juntas na construção de um ambiente mais seguro. A Patrulha Cidadã é um exemplo concreto do compromisso do Governo do Estado em ouvir a população e atender às suas necessidades. Com essa iniciativa, o Governo do Piauí reforça seu compromisso com a segurança pública e com a participação ativa da população nas decisões que impactam o dia a dia das cidades", destaca o secretário estadual de Planejamento, Washington Bonfim.

Para viabilizar essa operação, que foi uma escolha da comunidade por meio de proposta eleita no Orçamento Participativo do ano passado, foram investidos R$ 500 mil, sendo R$ 250 mil para cada município, em uma parceria entre Secretaria Planejamento, Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Militar do Piauí.

Mais presença policial e maior sensação de segurança

Em Parnaíba, o patrulhamento foi intensificado no bairro Nossa Senhora do Carmo, com atenção especial a áreas comerciais e pontos turísticos, como o Porto das Barcas e a Avenida Beira Rio. Já em Picos, o foco está no bairro Parque de Exposição, garantindo mais segurança para moradores e comerciantes da região. As rondas de patrulhamento acontecem nos três turnos, de domingo a domingo.

"Além de fortalecer a segurança, a Patrulha Cidadã contribui para a construção de uma relação de confiança entre a Polícia Militar e a comunidade. Nosso objetivo é não apenas reduzir a criminalidade, mas também criar um ambiente mais acolhedor e tranquilo para todos", ressalta o coronel Renato Alves, diretor de Polícia Comunitária da Secretaria de Segurança Pública.

Comentários