Cerca de 2 mil policiais militares serão deslocados para diversas regiões do Piauí para reforçar a segurança durante o Carnaval 2025. As ações acontecerão de 28 de fevereiro a 5 de março.
Segundo a Polícia Militar do Piauí, na região metropolitana de Teresina, aproximadamente 150 eventos solicitaram reforço policial, incluindo shows e blocos de rua. Além disso, mais de 30 cidades pediram apoio durante o período festivo.
De acordo com o comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, algumas regiões que tradicionalmente recebem um grande fluxo de foliões terão atenção especial.
"Em algumas cidades maiores, onde o Carnaval já é tradição, há uma grande concentração de pessoas. Barras, Piripiri, Floriano, Água Branca e o litoral do estado, por exemplo, recebem um reforço especial devido à migração de foliões e turistas. Muitos aproveitam o feriado não apenas para curtir, mas também para rever parentes, amigos e até descansar. Por isso, estamos ajustando nosso policiamento para atender tanto a capital quanto o interior do estado", destaca o coronel.
A PMPI reforçou ainda que todas as forças de segurança estarão presentes nos 224 municípios do estado durante o Carnaval, realizando ações preventivas e ostensivas, além de abordagens e blitzes para coibir crimes. O deslocamento das tropas começa na próxima sexta-feira (28).
"Iremos reforçar a segurança com policiais que, na sexta-feira, partirão da capital para o interior. Diversas unidades especializadas de Teresina irão apoiar esses eventos, já que estamos observando uma descentralização das festividades por todo o estado", pontua o comandante.
Dicas de segurança para o Carnaval
Para garantir um Carnaval mais seguro, a Polícia Militar recomenda algumas medidas de prevenção. O coronel Scheiwann Lopes faz um alerta especial para quem pretende viajar: é fundamental revisar o veículo e jamais dirigir após consumir bebidas alcoólicas.
"Essas são orientações que reforçamos todos os anos. Se for beber, não dirija. Se for viajar, seja prudente para garantir sua segurança e chegar tranquilo ao destino. Antes de pegar a estrada, faça uma revisão no veículo, verifique as condições dos pneus, da mecânica do carro e respeite os limites de velocidade e a sinalização. Como estamos no período chuvoso, a atenção deve ser redobrada", explica.
A corporação também alerta sobre segurança residencial para quem deixará a casa vazia durante a viagem. É essencial trancar portas e janelas, desligar equipamentos elétricos e avisar um vizinho de confiança sobre a ausência.
"Se possível, deixe um telefone de contato caso haja alguma intercorrência. Em caso de qualquer situação suspeita, a recomendação é acionar a PM pelo 190", orienta o comandante.
A Polícia Militar também reforça os cuidados com a saúde durante as festividades. Beber bastante água é essencial para evitar desidratação, principalmente para quem consome álcool. Outras recomendações incluem comer antes de sair de casa, usar protetor solar, boné ou chapéu e definir um ponto de encontro com amigos para evitar desencontros.
"Tenha cuidado com seus pertences. Evite carregar objetos de valor, como joias e relógios chamativos. Prefira fazer pagamentos por meio digital, como Pix e cartões, e evite andar com grandes quantias em dinheiro. Além disso, use o celular com atenção, especialmente em locais com grande aglomeração. O ideal é guardar seus pertences em uma pochete ou bolsa à frente do corpo para evitar furtos. A Polícia Militar estará presente para garantir a segurança dos foliões", reforça o comandante.
Não é não: combate ao assédio e importunação sexual
A major Leoneide Rocha, comandante da Patrulha Maria da Penha, reforça que o Carnaval é um momento de alegria e liberdade, mas o respeito deve prevalecer. Durante o período, a patrulha atuará com fiscalização de medidas protetivas e ações educativas contra assédio e importunação sexual.
"Assédio e importunação sexual são crimes e devem ser combatidos por todos. Assédio não é brincadeira! Se alguém disser ‘não’, respeite. Se presenciar qualquer situação de violência ou abuso, não fique calado, denuncie! Pergunte se a vítima precisa de ajuda e, se necessário, acione a segurança do evento ou a Polícia Militar, ligando para o 190", finaliza a major.