O público-alvo são PCDs que sejam microempreendedores individuais (MEI), autônomos e profissionais liberais.
O Piauí tem avançado na sua política de crédito e apoio aos empreendedores piauienses. Com a missão de promover a inclusão social e econômica, a Agência de Fomento e Desenvolvimento do Piauí (Badespi), em parceria com a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), disponibiliza a linha de crédito “Fomento Inclusão”, exclusiva para estimular os negócios de Pessoas com Deficiência que sejam microempreendedores individuais (MEI), autônomos e profissionais liberais.
Rosa Resende, mãe atípica e uma empreendedora no setor de comércio varejista de artigos de vestuário de Teresina, foi uma das primeiras a serem contempladas com o recurso. “Agradeço a Badespi por essa oportunidade. Esse crédito será fundamental para que eu possa expandir meu negócio. Foi rápido e vai me ajudar muito no meu trabalho”, disse a empreendedora.

A linha de crédito “Fomento Inclusão” tem como objetivo fomentar atividades produtivas, sejam elas formais ou informais, e é acessível tanto para empreendedores experientes quanto para aqueles que estão iniciando suas trajetórias no mundo dos negócios. “Nosso objetivo é criar um ambiente de negócios onde todos tenham as mesmas oportunidades de sucesso, independentemente de suas condições físicas. Acreditamos que, ao facilitar esse acesso, estamos promovendo dignidade, independência e melhores condições de vida para milhares de piauienses”, afirmou o presidente da Badespi, Feliphe Araújo.
A cabeleireira Maria Marcionilia também é mãe atípica e conseguiu o recurso para investir em seu negócio e contribuir para o sustento da família. “Eu tenho uma filha especial e sou cabeleireira. Eu precisei de uma linha de crédito voltada para agregar mais recursos para o meu trabalho e consegui na Badespi. Aqui, você não precisa de avalista nesta linha, não encontrei dificuldades e é muito rápido com juros baixos. Esse dinheiro vai trazer muitos benefícios para minha empresa e me sinto livre para trabalhar. Isso é muito satisfatório!”, agradeceu.
O secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência do Piauí (Seid), Mauro Eduardo, afirma que o crédito fortalece o negócio desses empreendedores. “Esta linha de crédito representa um avanço significativo na inclusão e na autonomia das pessoas com deficiência no Piauí. Nosso objetivo é garantir que esse público tenha acesso a recursos que possibilitem investimentos em equipamentos, adaptação de espaços e oportunidades de empreendedorismo. Seguimos comprometidos com políticas públicas que fortaleçam a inclusão e a igualdade de oportunidades”, destacou o gestor.

Público-alvo
O público-alvo são as pessoas com deficiência que sejam: microempreendedores individuais (MEI), autônomos e profissionais liberais, sem restrições financeiras. Também poderão acessar a linha de crédito parentes em primeiro grau (pai e mãe), curador e cônjuge, desde que seja comprovado que a pessoa com deficiência depende financeiramente do familiar em questão.
Para mais informações sobre limites operacionais, documentação necessária e outras dúvidas, os interessados podem solicitar seu crédito por meio do aplicativo da Badespi ou entrar na sede do órgão na rua Elizeu Martins, 1240, Centro de Teresina ou pelos telefones: (86) 99462-7065 e (86) 3221-1930.