EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Uso excessivo de aplicativos de relacionamento pode ser prejudicial à saúde mental
Por Dulina Fernandes
Publicado em 21/03/2025 13:26
Tecnologia

Os aplicativos de relacionamento se tornaram populares para quem busca paquera, amizade ou até um relacionamento sério. Mas, além das conexões que proporcionam, essas plataformas também podem ter impactos negativos na saúde mental dos usuários. Relatos mostram que alguns usuários já enfrentaram preconceito ao utilizar esses aplicativos, enquanto outros abandonaram as plataformas devido a experiências negativas ou preocupações com segurança e bem-estar.

De acordo com um relatório da Organização de Consumidores e Usuários de 2024, mais de 4 milhões de brasileiros utilizam aplicativos de relacionamento mensalmente. No entanto, muitas pessoas ainda preferem a paquera à moda antiga. Especialistas alertam que o uso excessivo desses aplicativos pode afetar o cérebro. Embora os estudos sobre o tema ainda sejam escassos, há indícios de que essas plataformas ativam o sistema de recompensa, liberando dopamina e outras substâncias hormonais. Isso mexe com áreas do cérebro associadas tanto à sensação de bem-estar quanto à rejeição, podendo impactar negativamente a saúde mental.

O psicólogo Mizael Fernando Luz orienta que, se o uso dos aplicativos começar a interferir emocionalmente, é importante buscar ajuda profissional para entender e lidar com os sentimentos envolvidos.

Comentários