Foto: Reprodução / SSP-PI
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Diretoria de Operações de Trânsito (DOT), registrou uma redução de 19,35% no número de mortes no trânsito em março de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024.
No primeiro trimestre deste ano, a queda foi de 7,32% nas mortes e de 17,20% no total de acidentes. Segundo o diretor de Operações de Trânsito da SSP, Fernando Aragão, a tendência de redução já vinha sendo observada em janeiro e fevereiro.
“O Observatório de Trânsito tem sido fundamental para direcionarmos as ações de forma mais eficiente, focando nos locais certos e tornando nosso trabalho ainda mais eficaz na preservação de vidas”, pontuou Fernando Aragão.
O diretor ainda ressaltou que esse resultado é fruto do trabalho conjunto da Polícia Militar do Piauí, Polícia Civil e outras forças policiais, que intensificam diariamente as fiscalizações e operações estratégicas em pontos críticos.
“A redução nos índices demonstra a importância das políticas de fiscalização, educação no trânsito e combate a infrações graves, como o excesso de velocidade e a condução sob efeito de álcool. Seguimos monitorando os dados e aprimorando estratégias para manter a tendência de redução nos próximos meses", finalizou Fernando Aragão.
Homens de 20 a 39 anos são os mais afetados por acidentes fatais em Teresina; novo painel revela dados
A Diretoria de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) lançou o novo Painel de Monitoramento de Óbitos por Acidente de Trânsito, disponível para acesso público na internet. A plataforma permite consultar dados detalhados sobre os óbitos decorrentes de acidentes de trânsito desde 2014, categorizados por sexo, faixa etária e taxa de mortalidade.
De acordo com os dados do painel, somente em 2024, 156 residentes de Teresina perderam a vida em acidentes de trânsito, representando um aumento de 26,8% em relação a 2023. Os homens são os mais afetados, correspondendo a 88% das mortes registradas. Além disso, a faixa etária de 20 a 39 anos se destaca, evidenciando um grupo particularmente vulnerável no trânsito.
Acesse o painel: Painel de Monitoramento de Óbitos por Acidente de Trânsito