EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Casa Branca confirma que tarifas de 104% para China começam nesta quarta-feira (9)
Por Dulina Fernandes
Publicado em 08/04/2025 20:05
Geral

Foto: Abe McNatt/Official White House 

 

Os Estados Unidos confirmaram, nesta terça-feira (8), que uma tarifa adicional de 50% sobre os produtos chineses começa a partir desta quarta-feira (9). O anúncio foi feito após a China não cumprir o prazo estipulado para suspender as tarifas retaliatórias de 34% anunciadas pelo presidente norte-americano Donald Trump.

A nova taxa começa a valer a parir das 00h01, no horário de Brasília, de amanhã. Juntamente será cobrada a tarifa “base” anunciada no “Dia da Libertação” de Trump, totalizando 104%. A informação é da agência de notícias Reuters.

Antes do anúncio, Trump publicou em suas redes sociais que aguardava uma ligação da China para discutir as tarifas, o que não aconteceu. O país asiático, por sua vez, disse, nesta madrugada, que não voltaria atrás e que estaria pronto para seguir respondendo aos aumentos tarifários, apesar de afirmar que "em uma guerra comercial, não há vencedores".

A Ásia foi o continente que recebeu as maiores tarifas dos EUA no dia 2 de abril. O 'tarifaço' para os chineses foi de 34%, o que faria com que os produtos chineses fossem taxados, ao total, em 54%. Na sexta-feira (4), a China respondeu impondo tarifas de 34% também sobre os produtos norte-americanos.

O 'tarifaço' de Trump tem movimentado o mercado financeiro desde a última semana, deixando especialistas receosos da aproximação de uma guerra comercial. De acordo com a Casa Branca, cerca de 70 nações já procuraram os EUA para negociar. Após o “Dia da Libertação”, as principais bolsas da Ásia e da Europa despencaram. No Brasil, o Ibovespa também apresentou queda.

Comentários