Foto: Divulgação)
Por João Paulo Leal – Da Redação
O município de Sussuapara recebeu nesta semana a apresentação dos indicadores educacionais elaborados pela empresa Supera IDEB, especializada em assessoramento técnico-pedagógico voltado para a melhoria de resultados na Educação Básica. O encontro reuniu gestores, coordenadores e educadores locais para discutir um diagnóstico profundo do desempenho escolar, com destaque para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), avaliações externas e a proposta de um plano de intervenção.
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Durante a exposição, técnicos da Supera IDEB apresentaram um raio-x completo da realidade educacional do município, começando pela análise histórica do IDEB nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. O estudo destacou a evolução dos índices ao longo dos últimos ciclos, apontando avanços, mas também identificando estagnações e retrocessos em determinadas etapas. A comparação com as metas projetadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) permitiu verificar o quanto o município tem se aproximado, ou mesmo se distanciado, dos objetivos traçados em âmbito nacional.
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Outro ponto central da apresentação foram os resultados das avaliações externas, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI). A análise do desempenho por componente curricular, com foco em Língua Portuguesa e Matemática, revelou os principais descritores com baixo rendimento e permitiu visualizar, por escola e por turma, os avanços obtidos e os maiores desafios enfrentados.
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A análise do fluxo escolar também trouxe à tona dados importantes sobre taxas de aprovação, reprovação e abandono, fatores que impactam diretamente o IDEB e as metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação (PME). Esses indicadores foram cruzados com elementos da qualidade e gestão escolar, incluindo infraestrutura, formação docente, jornada escolar, práticas pedagógicas e o nível de engajamento das equipes com os resultados obtidos.
Como resposta aos dados levantados, a empresa propôs um plano de intervenção estratégico, com ações voltadas à recomposição das aprendizagens, especialmente após os impactos da pandemia. As propostas incluem formação continuada, reforço escolar e a integração com a Educação em Tempo Integral.
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De acordo com a secretária de Educação, Jesuíta Araújo Rocha, o objetivo da apresentação foi oferecer subsídios técnicos à gestão da pasta para decisões estratégicas que possam elevar a qualidade da educação em Sussuapara. “Esse diagnóstico visa apoiar o município no cumprimento das metas do PME e dos compromissos assumidos no Plano de Ações Articuladas, com foco central na melhoria da aprendizagem dos estudantes”, comentou, acrescentando que a expectativa, agora, é que as ações propostas comecem a ser implementadas em breve, com o apoio das equipes escolares, gestores e comunidade.