EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saiba qual é o significado da rosa branca deixada sobre o túmulo do Papa Francisco
Por Dulina Fernandes
Publicado em 27/04/2025 17:31
Geral

 

 

A rosa branca deixada sobre o túmulo do Papa Francisco, em Roma, tem um significado especial. Durante os anos em que viveu na Casa Santa Marta, Francisco conservava uma rosa branca em cima de uma pequena mesa de mármore, do lado de fora de seu apartamento.

A flor simbolizava sua devoção a Santa Teresa de Liseux, também conhecida como Santa Teresinha do Menino Jesus, a quem o chefe da Igreja Católica sempre dirigia orações e fazia pedidos nos momentos de maior dificuldade.

Cientes desta tradição, religiosos ligados ao pontífice entenderam que, sobre sua lápide na Basílica de Santa Maria Maior não poderia ser colocado outro objeto. A rosa branca que antes figurava sobre a mesa de Francisco, agora repousa sobre sua lápide, bem ao lado do escrito Franciscus, como o pontífice desejava.

Em entrevista aos jornalistas argentinos Sergio Rubin e Francesca Ambrogetti, autores do livro "El Jesuita", Jorge Mario Bergoglio contou que a rosa branca sempre o acompanhou. “Quando tenho um problema peço à santa não para resolvê-lo, mas para tomá-lo em suas mãos e me ajudar a aceitá-lo, e como sinal quase sempre recebo uma rosa branca”, disse, quando ainda era arcebispo de Buenos Aires.

E nem era preciso que Bergoglio dissesse muito. É que essa entrevista aconteceu na biblioteca dele, na Argentina. No local, durante a fala aos jornalistas, havia um vaso repleto de rosas brancas em cima de uma prateleira. As flores estavam diante de uma foto de Santa Teresinha, morta aos 24 anos, em 1897.

Sepultamento

O corpo do Papa Francisco foi sepultado sábado (26) na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. O local foi escolhido pelo próprio pontífice, que quebrou a tradição, uma vez que grande parte dos papas está enterrada na tradicional Basílica de São Pedro.

Jorge Mario Bergoglio morreu na última segunda-feira (21), aos 88 anos, um dia após fazer sua última aparição na missa de Páscoa. Após 12 anos à frente da Igreja Católica, ele vinha se recuperando de um quadro de pneumonia bilateral, mas não resistiu ao sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral) seguido de insuficiência cardíaca.

 

 

Comentários