Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura de Quixadá
O Governo do Piauí sancionou a lei que inclui no calendário oficial de eventos do estado o dia dos Profetas da Chuva. A data será comemorada anualmente no dia 6 de janeiro. Profetas da Chuva são pessoas que utilizam conhecimentos empíricos e tradicionais para prever o tempo, em especial as chuvas.
São utilizados métodos diversificados, como conhecimentos tradicionais e rituais locais. Há também a observação da natureza, como flora, fauna, astros e fenômenos atmosféricos, combinados aos saberes ancestrais ligados ao povo indígena, quilombolas e sertanejos.
No documento assinado pelo governador Rafael Fonteles, o objetivo da criação do dia é partilhar as experiências estudadas no decorrer do ano anterior e realizar prognóstico para o inverno vindouro; revitalizar a cultura através da inserção de novos membros no quadro de profetas da chuva, realizar escuta ativa através de pesquisa populacional sobre as insatisfações sociais em relação às mudanças climáticas, suas consequências e os avanços das políticas públicas no setor de preservação do meio ambiente.
Outros pontos destacados são também a tentativa de estimular o ensino, aprendizado e prática sustentável de cultivo da terra com culturas adaptadas ao clima semiárido. A ideia é fortalecer também a realização de rodas de prosas com a finalidade de manter a cultura dos saberes da chuva trazidos pelos antepassados.
A data deve ainda incentivar a realização de eventos de Encontros de Profetas da Chuva visando atrair turismo cultural e impulsão econômica regional. Dentro do âmbito cultural, será possível incentivar que os museus e órgãos de registros oficiais registrem os saberes.