Foto: Vatican NEws/ Divulgação
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, entregou neste domingo (18) ao Papa Leão XIV uma carta na qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convida o novo pontífice para visitar o Brasil, em especial para a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima que será realizada em Belém (PA), no mês de novembro.
Alckmin assistiu à missa inaugural do pontificado do americano Robert Prevost. Além de reforçar um discurso de união em um mundo dividido por guerras e desigualdades, o novo papa mencionou a importância da crise ambiental, reforçando uma causa incluída entre as preocupações da Igreja Católica pelo Papa Francisco.
Antes da missa, o novo Papa percorreu a Praça de São Pedro em seu primeiro passeio de papamóvel, sendo saudado por fiéis e por representantes de países como Estados Unidos, Peru, Colômbia e Paraguai. O vice-presidente americano JD Vance liderou a delegação dos EUA e prestou homenagens no túmulo do Papa Francisco, falecido em abril.
A COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP), é um encontro anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças climáticas. Neste ano, a COP30 será sediada no Brasil, na capital paraense.