Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
Já consolidado como parte da rotina e das transações financeiras diárias dos brasileiros, o Pix também tem ganhado destaque como meio de pagamento de dívidas. De acordo com levantamento inédito da Serasa, 2,1 milhões de consumidores da região Nordeste negociaram débitos com o Pix nos últimos 12 meses, registrando um aumento de 38% na plataforma.
Entre os acordos firmados com Pix na região, 97% foram pagos à vista, o que proporciona vantagens imediatas, como a baixa da negativação instantânea e o aumento da pontuação de crédito (Serasa Score) em tempo real. “Estamos acompanhando de perto a evolução dos meios de pagamento para ampliar o acesso dos brasileiros às condições facilitadas de negociação”, afirma Rodrigo Costa, especialista da Serasa em educação financeira.
No Nordeste, a Bahia foi o estado que contabilizou maior número de acordos fechados via Pix desde junho de 2024. Por sua vez, mesmo com menor volume de dívidas negociadas na região, o Sergipe se destaca com o segundo maior crescimento percentual no uso da ferramenta, com alta de 42,5% e atrás apenas da Bahia.
Parcelas a partir de R$ 9,90 para o Nordeste
Atrelando as facilidades do pagamento via Pix a valores ainda mais acessíveis, a Serasa lançou uma ação emergencial para a região, com objetivo de ajudar os mais de 19,7 milhões de nordestinos inadimplentes. Ao todo, há mais de 126 milhões ofertas na região que oferecem a oportunidade de quitar pendências com parcelas a partir de R$ 9,90.
Segundo a empresa, 254 mil pessoas do Nordeste preferiram parcelar suas pendências para negociar as dívidas, desde junho de 2024, utilizando Pix ou cartão de crédito. A plataforma reúne mais de 1000 empresas parceiras entre os diversos segmentos, como concessionárias de contas básicas de água, luz e gás, varejo, bancos e outras instituições financeiras.
“A adesão ao Pix nas negociações mostra que as pessoas estão buscando soluções mais práticas e rápidas para retomar o controle da vida financeira. Aliar tecnologia, valores acessíveis e descontos expressivos é um passo importante para garantir que mais brasileiros tenham a chance de recomeçar”, finaliza Rodrigo.