O corpo da cantora Preta Gil chegou, na madrugada desta quinta-feira (24), ao Brasil, pelo aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Agora, ele segue para o Rio de Janeiro, onde ocorrerá o velório da artista, no Theatro Municipal da capital fluminense, na sexta. A cerimônia será aberta ao público, das 9h às 13h.
O voo partiu na noite de quarta, de Nova York, cidade onde a cantora de 50 anos morreu, após um período em busca de um tratamento para o câncer colorretal que descobriu em janeiro de 2023. Desde então, a família estava cuidando da repatriação do corpo, informou seu pai, Gilberto Gil.
Segundo a assessoria da família, no mesmo voo, vieram familiares de Preta, como Flora Gil, Francisco Gil, filho da artista, a neta Sol de Maria, o sobrinho Bento Gil, e Maria Muller, filha de Otávio Muller, com quem foi casada. Os pais da artista, Gilberto Gil e Sandra Gadelha, já estão no Rio de Janeiro. Estava no voo também Roberta Saretta, médica da artista no Hospital Sírio-Libanês.
O público poderá participar do velório até 13h, quando será fechado para familiares e amigos, até as 15h. Neste período, haverá um espaço reservado, no saguão do teatro, para amigos e familiares, em que será instalado um telão de LED com imagens da cantora. Já para a fila de fãs, a Prefeitura do Rio revelou que haverá agentes para auxiliar a entrada.
Depois das 15h, o corpo será encaminhado para o Cemitério do Caju, onde será cremado em cerimônia privada.