O número de fraudes cometidas no ambiente digital tem crescido de forma acelerada. Segundo dados do 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na última semana pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o crime de estelionato praticado por meios eletrônicos aumentou quase 50% no Piauí em 2024.
Em nível nacional, a tendência também é de alta. No mesmo período, as polícias civis de todo o país registraram um aumento de 17% nos casos de estelionato virtual, em comparação com o ano de 2023.
O delegado Humberto Mácola, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, afirmou que os criminosos têm se especializado na aplicação de golpes digitais.
“Em 2019, nós fechamos praticamente 90 boletins de ocorrência relacionados a crimes cibernéticos. Em 2020, com a pandemia, as pessoas ficaram em casa e os criminosos também se especializaram. Com isso, os casos saltaram para 1.700 registros”, destacou.
Mácola ressaltou que as forças de segurança acompanham de perto as novas estratégias utilizadas pelos golpistas, mas reforçou que a principal forma de proteção ainda é a prevenção por parte dos usuários.
“O cidadão, usuário da internet, precisa desconfiar de tudo: com quem está conversando, o serviço que está adquirindo, o produto que está comprando, qual a empresa que está oferecendo aquele produto. É preciso sempre desconfiar para que essa porta seja fechada para o criminoso”, alertou o delegado.