Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com
Os primeiros pagamentos de ressarcimento a aposentados e pensionistas do INSS, vítimas de descontos indevidos nos benefícios, começaram a ser feitos na última quinta-feira (24). No Piauí, mais de 85 mil atendimentos já foram registrados nas 180 agências dos Correios que atuam no estado.
A iniciativa, fruto de uma parceria entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios, permite que beneficiários consultem e contestem cobranças feitas por associações e empresas, muitas vezes sem autorização. Em caso de confirmação da cobrança indevida, o ressarcimento é feito diretamente.
Em todo o país, mais de 2,5 milhões de pessoas já procuraram atendimento nas mais de 5 mil unidades dos Correios. Só na última segunda-feira (21), após o anúncio dos primeiros lotes de pagamento, foram mais de 150 mil atendimentos em um único dia, o maior volume desde o início da ação.
Para dar conta da demanda, a estatal tem reforçado o atendimento em agências com maior procura. Em Teresina, por exemplo, seis unidades estão preparadas para atender aposentados e pensionistas de todas as zonas da capital. Os Correios também criaram guichês exclusivos e senhas específicas para esse público.
Como funciona o atendimento
Nas agências dos Correios, os aposentados e pensionistas podem:
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Consultar se há descontos em seu benefício;
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Contestar cobranças não autorizadas;
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Confirmar descontos autorizados;
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Aderir ao acordo de ressarcimento;
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Acompanhar a análise da entidade responsável.
Para ser atendido, basta levar um documento com foto. Representantes legais e procuradores também podem ser autorizados, desde que apresentem os documentos exigidos.
Atenção a golpes
O atendimento é feito exclusivamente nas agências dos Correios, pelo aplicativo Meu INSS ou pela central 135. Nenhum servidor do INSS ou dos Correios está autorizado a fazer visitas domiciliares. Em caso de dúvida, o recomendado é buscar sempre os canais oficiais.
O serviço nos Correios vai continuar até novembro de 2025.