Foto: Andressa Anholete/Agência Senado
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi alvo de operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta segunda-feira (4), ao desembarcar no Aeroporto de Brasília. Parlamentar passou alguns dias nos Estados Unidos e terá de usar tornozeleira eletrônica, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Congressista deixou o Brasil durante recesso parlamentar, contrariando pedido de viagem negado em meados de julho por Moraes.
Em nota à época, Do Val refutou descumprimento de decisão judicial, justificando que estava com passaporte diplomático e visto válidos e que comunicou saída do país com antecedência ao STF, ao Senado Federal e ao Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Após viagem do senador aos EUA, Moraes ordenou bloqueio de cartões de débito e crédito, contas bancárias e chaves Pix de Do Val.
O parlamentar é investigado por suposta campanha de ataques nas redes sociais contra integrantes da PF que atuam em investigações envolvendo Jair Bolsonaro (PL), como o processo do STF em que ex-presidente é réu por tentativa de golpe de Estado após eleições de 2022.