EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
COMPRRE DIRETO PELO NOSSO WHATSAPP
VOE PICOS
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Governo federal aciona OMC contra tarifaço imposto pelos EUA
Por Dulina Fernandes
Publicado em 06/08/2025 20:44
Geral

Tarifas de 50% entraram em vigor nesta quarta-feira (6)

 

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta quarta-feira (6) que o governo federal acionou a OMC, Organização Mundial do Comércio, contra o tarifaço imposto pelos Estados Unidos ao Brasil.

A formalização do pedido de consulta por meio do Sistema de Solução de Controvérsias da OMC questiona as medidas tarifárias aplicadas por meio de duas ordens executivas:

  • a primeira foi emitida em 2 de abril, com taxação de 10%; e
  • a segunda foi publicada em 30 de julho, com valor de 40%.

Somadas, as medidas podem resultar na aplicação de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.

36% das exportações afetadas

Segundo estimativas da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, cerca de 36% das exportações brasileiras aos Estados Unidos serão afetadas pelo tarifaço que entrou em vigor nesta quarta-feira. Cerca de 45% dos produtos brasileiros escaparam da taxa adicional anunciada há uma semana.

De acordo com o Itamaraty, "ao impor as medidas, os Estados Unidos violam flagrantemente compromissos centrais assumidos na OMC, como o princípio da nação mais favorecida e os tetos tarifários negociados no âmbito da organização".

Governo está disposto a negociar

No comunicado, o governo brasileiro reitera sua disposição para negociação e espera que as consultas contribuam para solucionar a questão das tarifas. Até o momento, a alíquota de 50% contra o Brasil é a maior aplicada pela Casa Branca aos parceiros comerciais.

Nas próximas semanas, serão definidos data e local das consultas entre Brasil e Estados Unidos no âmbito da OMC.  

Comentários